Natal/ RN - segunda-feira, 20 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Presidente da Fiern prestigia cerimônia de assinatura de convênio para PPP entre CAERN e BNDES

Publicado em: 18/01/2024 - 8h34
Presidente da Fiern prestigia cerimônia de assinatura de convênio para PPP entre CAERN e BNDES

Natal/RN – O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, prestigiou a solenidade de assinatura do contrato entre o Governo de Estado e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para estruturação de projeto de concessão dos serviços públicos de esgotamento sanitário na área de Parceria Público-Privado (PPP).

A cerimônia ocorreu no auditório da governadoria, na tarde desta quarta-feira (17).

As PPPs foram defendidas por Serquiz em seu discurso de posse como um propulsor de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte. De acordo com o governo, essas parcerias público-privadas deverão atrair investimentos de R$ 3,2 bilhões ao RN e deve abranger aproximadamente 1,8 milhão de pessoas em 48 municípios potiguares. O convênio trata da realização de estudos, modelagem e lançamento de edital de contratação das empresas que farão as PPPs na área de saneamento.

“Nós participamos ativamente do debate das PPPs. Dialogamos com o Governo do Estado, com a Assembleia Legislativa, e nós temos, realmente, um instrumento moderno”, avaliou Roberto Serquiz. O presidente comentou ainda sobre a abrangência da PPP, que aborda ainda o Manifesto de Iniciativa Privada (MIP). “São itens importantes que foram contemplados na PPP. Hoje o Governo do Estado inicia a preparação da sua modelagem para encaminhar o início de um ciclo de investimentos”, complementa.

Para o presidente da Federação, a Parceria Público-Privada é um instrumento facilitador de investimento.  “Então, não precisa ir muito longe para a gente entender a importância desse momento como uma opção de investimento para o estado, que tem uma dificuldade financeira para poder realizar aquilo que é necessário pelas suas próprias condições de geração de renda e emprego”, finaliza.

Em sua fala, o diretor de planejamento e estruturação de projetos do BNES, Nelson Henrique Barbosa Filho, ressalta que o investimento em saneamento, além de gerar empregabilidade, gera ainda economia para o estado. “Cada investimento em saneamento, além de gerar empregos, além de gerar melhorias na infraestrutura, vai economizar em várias outras áreas do estado”, destaca.

A governadora do estado, Fátima Bezerra, comemorou a ocasião em seu discurso. “Esse dia de hoje é muito emblemático para nós, primeiro porque é o primeiro contrato com vistas a parceria público-privada do âmbito do Governo do Rio Grande do Norte e estamos celebrando a aprovação do novo Marco Legal [do Saneamento] que trata das PPPs e das concessões”, disse.

O diretor-presidente da CAERN, Roberto Linhares, parabenizou a governadora e comemorou e apresentou detalhes sobre o convênio, que deve chegar a mais cidades no futuro. “Deve vir mais 102 [municípios] a frente para que a gente possa cumprir a decisão de universalizar o saneamento no Rio Grande do Norte”, detalhou.

Também esteve presente na cerimônia, o vice-governador do RN, Walter Alves; o secretário de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Varela; o deputado estadual, Hermano Morais; a assessora especial da presidência da República, Viviane Moura; o secretário de desenvolvimento econômico, Jaime Calado, e a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com Mercado, da FIERN, Ana Adalgisa Dias.

Ascom.

Tags: , , , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, , , ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::