Natal/ RN - quarta-feira, 29 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Obras importantes da história recente da música do RN chegam esta semana às plataformas de música

Publicado em: 02/04/2024 - 6h33
Obras importantes da história recente da música do RN chegam esta semana às plataformas de música

Natal/RN – Obras importantes da história recente da música do RN chegam esta semana às plataformas de música (24/4) e YouTube (23/4).

O evento acontece por meio do projeto Fora do Mapa implementado pelo combo cultural Mudernage, que busca mapear e colocar nos atuais serviços de consumo de música digital, discos relevantes de grupos que ainda não estão disponíveis neste ambiente digital.

Nesta fase, os três álbuns abarcados pelo projeto são o CD “Poemas eletri-ficados & outros que foram embora” do grupo Os Poetas Elétricos, lançado em 2004 ; o CD “Os Bonnies” (agora com três faixas bônus) da banda Os Bonnies, lançado em 2005; e o CD “Bugs” de 2003, de autoria da banda Bugs.

O ponto em comum desses três CDs é que na época de seu lançamento foram indicados a prêmios do mercado musical brasileiro, como o Prêmio Dynamite de Música Independente (SP), o Prêmio Claro de Música (SP) e o Prêmio London Burning (RJ); foram trabalhos elogiados em publicações especializadas nacionais, como: revista “Bravo”, “Outra Coisa” (revista do músico Lobão), “Laboratório Pop” (RJ), “Dynamite” (SP), “Revista MTV”, entre outras . Como também figuraram nas mais diversas listas dos melhores do ano em todo o país. Nesse contexto, à época, esses discos e grupos colocaram a música do RN em destaque nacional.

Os Poetas Elétricos, centrado na dupla Carito Cavalcanti & Edu Gomez, é um viajante sonoro. Música experimental, poesia, rock… e no disco conta com participações especiais de Ana Paula Cadengue (voz em Cínico Clínico), de Jorge Lima, Junior Primata, Michelle Régis, Rogério Pitomba e do inusitado Zack Glass (filho de Philip Glass); O power trio Bugs (Paolo Araújo, Joab Quenal e Denilton) em abordagens lo-fi com toque de roque de garagem flerta com uma certa psicodelia dos anos 60/70; Os Bonnies (Arthur, Thiago, Rafael e Olavo) é uma festa total, rock ‘n roll e rockabilly, um portal atemporal enraizado em plena década de 50.

Scilla Gabel, coordenadora do Mudernage, observa: “Ouvir música, hábito que antes era em mídia física como Long Play (LP de vinil), fita K7 ou Compact Disc (CD), há vários anos tornou-se mais popular em formatos intangíveis como MP3 e plataformas de streaming de música.

A música do RN tem muita história, mas, grande parte dela se perde quando essas mudanças ocorrem nas formas populares de ouvir música, e obras pré-existentes não são migradas para o novo formato.”

Na quarta-feira, às 20h, os álbuns estrearão em 4k no YouTube, onde fãs e integrantes da banda poderão bater um papo e curtir as músicas.

Nas plataformas de música, os álbuns já estão disponíveis (vide links abaixo) para ser pré-salvos.Fora do Mapa é um “PROJETO BENEFICIADO ATRAVÉS DA SELEÇÃO PÚBLICA Nº 020/2023 – FUNDO DE INCENTIVO À CULTURA – PRESERVAÇÃO, APOIO E FOMENTO À CULTURA.”

03 de abril estreia no Youtube da Mudernage

20h – Bugs: https://youtu.be/X8l3TA3w-rg

21h – Os Bonnies: https://youtu.be/fOq8IT3Mw70

22h – Os Poetas Elétricos: https://youtu.be/tRa1yr1poP4

Nas Plataformas de música

Os Poetas Elétricos: https://onerpm.link/843550959146

Os Bonnies: https://onerpm.link/422187078026

Bugs: https://onerpm.link/488652518049

Tags: , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::