

Militares do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Nordeste (Salvamar Nordeste) coordenaram uma operação que resultou no resgate de oito tripulantes que estavam à deriva, a 175 quilômetros do litoral de Natal, no Rio Grande do Norte.
O Salvamar Nordeste é operado pelo Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN).
Os tripulantes resgatados ontem (6) encontram-se em bom estado de saúde.No final da manhã da última quarta-feira (5), a Marinha do Brasil (MB) recebeu a informação de que a embarcação “Burra Leiteira” estava à deriva e deslocou imediatamente o Navio-Patrulha (NPa) “Grajaú” para o local.
Adicionalmente, foi acionada a aeronave da Força Aérea Brasileira, H-36 Caracal, do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV), que avistou a embarcação e confirmou a situação.
Às 6h da quinta-feira (6), o NPa “Grajaú” resgatou os oito tripulantes, que, aparentemente, estavam bem e os transportou para a cidade de Natal. Chegando à Base Naval de Natal às 20h, eles foram atendidos por uma equipe médica da MB, que confirmou as boas condições de saúde de todos.
Um inquérito administrativo será instaurado para apurar as causas e circunstâncias do ocorrido.“A embarcação estava vindo de Fernando de Noronha com destino a Natal e, infelizmente, teve uma avaria no caminho.

Estava sem propulsão e sem energia elétrica quando a encontramos, e as causas serão analisadas ainda. Foi um trabalho árduo, muitas horas até chegar ao local do resgate, mas conseguimos cumprir a missão, que era voltarmos todos em segurança para os nossos lares”, afirmou o Comandante do NPa “Grajaú”, Capitão-Tenente Lucas Nascimento.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
Natal em Foco.
Veja o serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil

Outra maneira de reforçar a segurança, durante as navegações, é a utilização do aplicativo NAVSEG.
Por meio desse recurso, é possível informar o plano de viagem, permitindo que a Autoridade Marítima monitore integralmente o trajeto da embarcação.
O aplicativo opera através do envio regular de dados, atualizando a posição da embarcação a cada 15 minutos aos centros de monitoramento da Marinha, gerenciados pelas Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências.
Dessa forma, o NAVSEG possibilita a localização mais rápida e precisa de qualquer embarcação em situação de perigo, assegurando melhores condições para a salvaguarda da vida humana no mar ou em águas interiores.
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no X, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, Shows, dicas de hoteis e eventos. Natal em Foco,  Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:Marinha, Natal