Natal/ RN - quinta-feira, 13 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Natal sediará evento internacional da Aéropostale em novembro

Publicado em: 12/04/2023 - 8h58
Natal sediará evento internacional da Aéropostale em novembro

Natal sediará, no período de 26 a 28 de novembro, o sétimo evento da Association des Villes de l’Aéropostale.

Para mostrar a programação do evento e estreitar laços com a diplomacia francesa no Brasil, ocorreu na manhã desta terça-feira (11), uma reunião no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, coordenada pelo secretário de Governo, Johan Xavier.

O encontro contou com as presenças do Vice-Cônsul Geral da França em Recife, Jeremie Faucon, e do Conselheiro de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, François Legué, além da secretária municipal de Turismo, Ohana Fernandes; secretária adjunta de Turismo, Cristiane Alecrim, e do secretário municipal de Comunicação Social, Heverton de Freitas.

A secretária Ohana Fernandes explicou que a Prefeitura de Natal será a anfitriã do evento, que inclui uma exposição de selos Natal/Brasil – França/Aéropostale. O encontro já foi realizado em Toulouse, França, em 2015 e 2018. “Agora, em 2023, conseguimos trazer o evento para Natal, uma vez que a capital do Rio Grande do Norte faz parte das cidades-sede da rede Aéropostale, que começou nos anos 1920. O evento será muito importante para a cidade, porque divulgará Natal na França e nos países onde a Aéropostale atuou”, assinalou Ohana Fernandes.

“Em 2015, houve o convite para Natal participar do encontro da Associação das Cidades-Sede da Aépostale no mundo, que compreende Europa, África e América Latina. Eu fui ao encontro em Toulouse, e daí começou o estreitamento das relações entre Natal e a Aéropostale. No ano passado fomos convidados para participar de uma reunião virtual para falar sobre a retomada dos eventos, e nós propomos que Natal fosse a cidade-sede de 2023. Houve o aceite e a partir daí elaboramos e mostramos um plano, que foi discutido e aceito pela Aéropostale e a Prefeitura de Toulouse”, revelou a secretária adjunta Cristiane Alecrim.

A Aéropostale (Compagnie Générale Aéropostale) foi uma companhia de aviação pioneira cujas origens remontam a 1918, na França, quando o empresário Pierre-George Latécoère resolveu transformar uma fábrica de vagões em uma empresa de aviação. Em 1927, Marcel Bouilloux-Lafont, empresário radicado no Brasil, compra 94% das ações da Latécoère e a rebatiza como Aéropostale. A proposta da Aeropostale era, na onda mundial de popularização da aviação, estabelecer linhas de conexão para o serviço aéreo postal.

Aproveitando o serviço de pilotos veteranos da Primeira Guerra Mundial, a Aéropostale ofereceu rotas aéreas entre a França, África e, posteriormente, América do Sul, onde serviu cidades do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. Foram construídos somente no Brasil, 11 campos de pouso completos, com hangar, sala de pilotos, transmissores sem fio e aeródromo em cidades como Natal, Recife, Maceió, Caravelas, Vitória, Rio de Janeiro, Santos, Florianópolis, Pelotas e Porto Alegre.

Inicialmente, as correspondências chegavam da Europa ao Brasil por navio, sendo depois distribuídas a partir de Recife. Apenas em 1930 foi realizada a primeira travessia do Atlântico Sul por avião, feito realizado pelo piloto Jean Mermoz, nome de rua e escola em Natal. Dentre seus pilotos, destaca-se também o nome de Antoine de Saint-Exupéry, famoso por sua obra “O Pequeno Príncipe”, que retratou também em livro os primeiros anos da companhia em seu romance “Voo Noturno”.

Em 1933, a Aéropostale fundiu-se com outras companhias aéreas (Air Orient, Société Générale de Transport Aérien, Air Union e a Compagnie Internationale de Navigation) para criar a Air France.

Ascom.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Mais lidas
1
Capa - 5 horas atrás Sol, praia, gastronomia e aventura fazem de Canoa Quebrada uma das principais escolhas para as férias no Nordeste Quem visita Canoa Quebrada tem por obrigação contemplar e também eternizar esses momentos na memória
2
Capa - 5 horas atrás Fecomércio RN é homenageada por contribuir para o desenvolvimento de Natal O evento, proposto pela mesa diretora da CMN, reconheceu personalidades, empresas e instituições que contribuem para o desenvolvimento da cidade
3
Destaques - 10 horas atrás Sebrae oferece orientação aos MEIs que não declararam faturamento em 2024 Mais de 7,2 milhões de microempreendedores individuais (MEI) de todo o país não entregaram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) dentro do prazo, que terminou no dia 31 de maio
4
Política - 10 horas atrás FIERN participa de audiência pública sobre oportunidades e riscos para o desenvolvimento sustentável na ALRN No Brasil são produzidas 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos e a tendência é aumentar. Muito desse número são materiais que podem ser reaproveitados pelas indústrias, ao invés de usarem matéria-prima virgem ou destinar os resíduos para aterros e lixões
5
Capa - 10 horas atrás Presidente da Fecomércio RN participa de audiência pública sobre Desenvolvimento Sustentável O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes de diversos setores. A presença do presidente da Fecomércio RN reforçou o compromisso da entidade com a promoção de práticas empresariais responsáveis e sustentáveis

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::