Natal/ RN - quinta-feira, 30 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Natal participa de mutirão nacional de descarte de lixo eletroeletrônico

Publicado em: 07/10/2023 - 8h35
Natal participa de mutirão nacional de descarte de lixo eletroeletrônico

Ação coletiva é realizada pela Circulare em parceria com a Ecozap

 Em outubro, a cidade de Natal se une a mais 11 cidades brasileiras para um mutirão nacional de descarte de lixo eletroeletrônico.

A iniciativa faz parte do mutirão nacional pelo Dia Mundial do Lixo Eletroeletrônico, comemorado no dia 14 de outubro.

Em Natal o mutirão acontece durante todo o mês, com 34 pontos de coleta além de eco trailer, coleta domiciliar, coletor na Festa do Boi e coletor no Festival MADA.  O movimento criado pela startup Circulare, acontece em parceria com a Ecozap.

“Somos um ecossistema e temos um compromisso com o planeta, queremos que esses equipamentos sejam reciclados de forma correta e essa matéria-prima possa ser reaproveitada, além disso, gerar renda para os recicladores, ajudar as empresas fabricantes na logística reversa e ainda salvar o meio ambiente”, diz Livia Gerente de Marketing da Circulare, startup responsável pelo mutirão.

O objetivo da ação nacional é promover a conscientização sobre a importância do descarte correto de eletroeletrônicos quebrados ou fora de uso, para evitar a contaminação do meio ambiente e principalmente, promover a economia circular. Na lista dos itens que podem ser descartados estão todos os que possuem algum tipo de eletroeletrônico, como brinquedos, computadores e celulares sem uso, eletrodomésticos. “Tudo o que tem uso de pilha ou precisa de energia para funcionar está nesta lista”, diz Lívia.

Estima-se que no Brasil, por ano, são produzidas cerca de 2,1 milhões de toneladas de resíduos de equipamentos eletrônicos, ou seja, tudo que precisa de energia para funcionar e que são descartados porque estão obsoletos ou quebrados. Nessa lista estão desde computadores, aparelhos celulares, tablets, televisores, pilhas, motores, travas eletrônicas, até difusores eletrônicos, base elétrica de inseticidas e muito mais.  A má notícia é que menos de 3% desse material é reciclado, segundo o relatório The Global E-Waste Monitor de 2020.

As consequências desse baixo índice de reciclagem é desastrosa, tanto para o meio ambiente, que pode  ser contaminado quando o descarte é feito em lixo comum, quanto para a economia, que deixa de circular.  De um único aparelho é possível retirar plástico, vidro, cobre, metais preciosos (ouro e prata), papel e muitos outros materiais que voltam para a cadeia produtiva para a fabricação de novos produtos.

A Circulare é um ecossistema com o propósito de tornar o mundo 100% circular, por meio de um movimento que constrói redes e conecta empresas, recicladores e consumidores para garantir a Economia Circular dos Resíduos Eletroeletrônicos.  A Plataforma Circulare possui parceria com 19 recicladores localizados em 10 estados brasileiros e através da tecnologia, digitaliza a gestão das operações e garante a rastreabilidade dos resíduos processados em toda a cadeia logística. A partir desta rede com capilaridade nacional, a Circulare oferece Programas individuais de Logística Reversa para Fabricantes e Importadores de produtos eletrônicos, garantindo a conformidade ambiental.

O Dia Mundial do Lixo Eletrônico foi estabelecido em 2018 pelo WEEE Forum, uma instituição europeia, sem fins lucrativos e que é o maior centro multinacional de competência do mundo em gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos.  O objetivo dessa data é conscientizar o cidadão sobre a importância de remover de suas casas os equipamentos quebrados ou sem uso e fazer o correto descarte em pontos de entrega para serem reciclados, estimulando a economia circular.

A ação acontecerá simultaneamente nas cidades de Joinville (SC), São Paulo (SP), Santo André (SP), Curitiba (PR), São José dos Pinhais (PR), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Uberlândia (MG), Ceilândia (DF), João Pessoa (PB) e São José dos Campos (SP), em parceria com recicladores  locais. 

Serviço:

01/10 – 08/10 – EcoTrailer disponível no Nordestão –  Cidade Jardim Natal/ RN

07 a 14/10 – Coletor na festa do Boi – Parnamirim

13 e 14/10 – Ecotrailer no Festival MADA – Arena das Dunas

23 a 29/10 – Ecotrailer no Nordestão – Lagoa Nova Natal/RN

30 a 31 – Ecotrailer no Nordestão – Santa Catarina Natal/ RN

01 a 31/10 – 34 ecopontos disponíveis em Nata/ RN

01 a 31/10 –  Coleta domiciliar gratuita – Ecozap

Assessoria de Imprensa:

Tags:

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::