Natal/ RN - quarta-feira, 29 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Instituto Metrópole Digital lança edital para novo doutorado profissional

Publicado em: 09/04/2024 - 7h08
Instituto Metrópole Digital lança edital para novo doutorado profissional

Curso é ofertado pelo Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) publicou na última sexta-feira (5) o edital que rege a seleção para seu mais novo curso de pós-graduação, o Doutorado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais (DPITE).

Trata-se do primeiro doutorado profissional ofertado integralmente pela UFRN e que está disponibilizando 10 vagas para sua primeira turma, a ser iniciada no segundo semestre de 2024.

As inscrições para a seleção acontecem de 8 a 29 de abril, por meio do SIGAA/Gov.br.

O novo curso – que vem se juntar ao mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) – é destinado a pessoas com título de mestre em qualquer área de conhecimento.

Conforme rege o Edital nº 002/2024, além das vagas convencionais, a turma do novo Doutorado conta com uma oportunidade reservada para servidores efetivos da Universidade, além de duas para ações afirmativas – uma para negros, pardos, quilombolas e indígenas e uma para pessoas com deficiência (nos termos da lei).

Os candidatos interessados em ingressar no Doutorado devem apresentar trabalhos cujas propostas se enquadrem nas seguintes linhas de pesquisa: Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais e Práticas com Tecnologias Educacionais. Uma vez selecionados, os alunos participarão das aulas de modo presencial, na sede do IMD.

O valor da inscrição é de R$ 250 e o pagamento deve ser realizado até o dia 30 de abril. Para o cadastro, é necessário que o candidato anexe a documentação solicitada no edital, como diplomas de mestrado e graduação, CPF, proposta de trabalho, entre outros.

Seleção

O processo de seleção consiste nas seguintes etapas: homologação da inscrição, avaliação do currículo vitae e do Lattes, análise e apresentação da proposta de trabalho e ranqueamento dos candidatos por nota.

Durante o processo, serão avaliadas diferentes questões, como domínio e criatividade na apresentação da proposta, clareza dos elementos teóricos e metodológicos, conhecimento atualizado em tecnologias educacionais, coerência do objeto de estudo, entre outros.

O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado até o dia 17 de julho e a data do início das aulas está condicionada à publicação do reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação (MEC). Mais informações podem ser consultadas no edital e dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail [email protected].

DPITE

Aprovado em dezembro de 2023, o Doutorado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais (DPITE) será o primeiro do tipo a ser ofertado integralmente pela UFRN. A Universidade já possui outros dois doutorados profissionais, mas estruturados em rede com outras instituições de ensino superior.

O coordenador do PPgITE, professor Dennys Leite, lembra que o modelo de doutorado profissional existe há apenas poucos anos no Brasil e destaca sua importância, por ir além do contexto acadêmico e objetivar, de maneira direta, a transferência de conhecimento para a sociedade.

“Agora vamos ter a oportunidade, no PPgITE, de levar esse profissional com o mais alto grau de formação para dentro das escolas, secretarias de educação e empresas de tecnologia educacional”, comemora ele.

O objetivo principal do Doutorado é produzir reflexões e práticas sobre inovação e democratização da educação por tecnologias. Para isso, são promovidas ações de pesquisa e de desenvolvimento de soluções multidisciplinares, o que garante não apenas a participação de profissionais de Tecnologia da Informação (TI), mas também de diversas outras áreas de formação.

Assessoria.

Tags: , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::