Natal/ RN - quinta-feira, 13 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Iniciativa positiva: FIERN apresenta projeto ‘Conexão Mineração’ ao Consórcio Nordeste e à SEPLAN

Publicado em: 10/06/2024 - 5h56
Iniciativa positiva: FIERN apresenta projeto ‘Conexão Mineração’ ao Consórcio Nordeste e à SEPLAN

Roberto Serquiz destaca que, para o sucesso do ‘Conexão Mineração’, o Observatório da Indústria MAIS RN prospectou que o Rio Grande do Norte tem 1.319 empresas com potencial de operação na área da mineração

Natal/RN – O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, se reuniu com o subsecretário do Programas do Consórcio Nordeste, Giles Carriconde, o secretário adjunto da SEPLAN-RN, José Dionísio, e o diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

No encontro, na última sexta-feira (8), na Casa da Indústria, foi apresentado o projeto ‘Conexão Mineração’, uma iniciativa da FIERN através da Unidade de Desenvolvimento Industrial da Federação.

“O ‘Conexão Mineração’ é um projeto de nossa gestão, que através da unidade de Desenvolvimento Industrial e do Observatório MAIS RN tem o propósito de aproximar o investidor dos detentores de alvará de lavra, emitido pela ANM (Agência Nacional de Mineração).

A ideia é alavancar a mineração no Estado e contribuir para o desenvolvimento da indústria do Rio Grande do Norte”, explica o presidente da FIERN.

Roberto Serquiz destaca que, para o sucesso do ‘Conexão Mineração’, o Observatório da Indústria MAIS RN prospectou que o Rio Grande do Norte tem 1.319 empresas com potencial de operação na área da mineração.

Na reunião, o subsecretário do Programas do Consórcio Nordeste, Giles Carriconde, falou da importância do setor e do papel do Consórcio Nordeste.

“O Consórcio Nordeste está fazendo um mapeamento das competências dos estados no que se refere aos minerais críticos”, diz.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) classifica como minerais críticos aqueles cujo suprimento é considerado vital para o desenvolvimento econômico e tecnológico de um país, mas que enfrentam riscos significativos de escassez.

São exemplos de minerais críticos o Lítio, Níquel, Cobalto, Neodímio, Disprósio, Nióbio e Grafite. No Rio Grande do Norte, podemos destacar a Xelita, a Colombita e a Tantalita.

Durante a reunião, a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, e o gerente do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque, apresentaram o projeto em detalhes, destacando as vocações industriais do Rio Grande do Norte, além da mineração, mostraram as oportunidades no setor de têxtil e confecções, através dos polos industriais em construção no Seridó Potiguar.

“Cinco sindicatos filiados à Federação já atuam no setor têxtil. Nesse polo do Seridó, já existem aproximadamente 200 indústrias que fazem parte do Pró-Sertão”, detalha Pedro Albuquerque, que apresentou o Cluster Tecnológico Naval e o projeto ‘Conexão Mineração’ em detalhes.

Além desses setores, durante a reunião também foram destacados os setores de vocação natural do Rio Grande do Norte: o Sal e o Atum. Também participou da reunião e o chefe de gabinete da FIERN, Helder Maranhão.

Assessoria.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Mais lidas
1
Capa - 5 horas atrás Sol, praia, gastronomia e aventura fazem de Canoa Quebrada uma das principais escolhas para as férias no Nordeste Quem visita Canoa Quebrada tem por obrigação contemplar e também eternizar esses momentos na memória
2
Capa - 5 horas atrás Fecomércio RN é homenageada por contribuir para o desenvolvimento de Natal O evento, proposto pela mesa diretora da CMN, reconheceu personalidades, empresas e instituições que contribuem para o desenvolvimento da cidade
3
Destaques - 10 horas atrás Sebrae oferece orientação aos MEIs que não declararam faturamento em 2024 Mais de 7,2 milhões de microempreendedores individuais (MEI) de todo o país não entregaram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) dentro do prazo, que terminou no dia 31 de maio
4
Política - 10 horas atrás FIERN participa de audiência pública sobre oportunidades e riscos para o desenvolvimento sustentável na ALRN No Brasil são produzidas 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos e a tendência é aumentar. Muito desse número são materiais que podem ser reaproveitados pelas indústrias, ao invés de usarem matéria-prima virgem ou destinar os resíduos para aterros e lixões
5
Capa - 11 horas atrás Presidente da Fecomércio RN participa de audiência pública sobre Desenvolvimento Sustentável O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes de diversos setores. A presença do presidente da Fecomércio RN reforçou o compromisso da entidade com a promoção de práticas empresariais responsáveis e sustentáveis

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::