Natal/ RN - sexta-feira, 12 de julho de 2024
(84) 99128-5300

Inclusão Escolar é tema de planejamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental

Publicado em: 28/03/2023 - 6h46
Inclusão Escolar é tema de planejamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental

A Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio do Setor de Educação Especial, promoveu na manhã desta segunda-feira (27) a Formação de Planejamento Pedagógico no Processo de Inclusão Escolar, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O encontro reuniu 60 assessores pedagógicos dos departamentos de Educação Infantil (DEI) e Ensino Fundamental (DEF), com o objetivo de discutir estratégias e ideias que potencializam a imersão dos estudantes com deficiência nos conteúdos em sala de aula. O encontro trata do primeiro, entre outros que irão tratar da temática no decorrer do ano letivo.

A formação abordou as demandas, desafios e encaminhamentos que envolvem a educação especial. As assessoras formadoras do Setor de Educação Especial apresentaram questões e reflexões que semearam o debate sobre como incluir os estudantes com deficiência em sala de aula. Assuntos como materiais pedagógicos adequados, preparação de estagiários e detalhes da educação infantil de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foram discutidos entre os participantes da formação.

Ministrando a formação, a assessora pedagógica do Setor de Educação Especial, Tereza Cristina de Medeiros Nóbrega, explicou como o momento contribui para o impacto dos professores em sala de aula. “Estamos passando por um momento de reflexões acerca de um planejamento pedagógico a ser realizado, estruturado e implementado nas escolas a partir de uma perspectiva inclusiva e não apenas no individual, mas no coletivo, sem perder de vista cada estudante. Essa perspectiva vê a diversidade como algo que não pode estar fora desse planejamento. Qualquer sujeito com suas singularidades deve ser atendido por nós da educação que deve contemplar a todos”, pontuou.

A assessora pedagógica de Língua Inglesa do DEF, Maria da Conceição Lima Vieira, comentou sobre as possibilidades pedagógicas que a formação exercita. “É importante pois ficamos mais conectados com os setores da Secretaria e reconhecemos cada trabalho que é feito individualmente nesses setores. É importante que haja o debate a respeito dessa especificidade dentro da escola e consequentemente no planejamento escolar. Vamos levar essas reflexões que acontecem aqui para as nossas próprias formações. É uma abordagem que vai estar dentro da sala de aula e interferir no posicionamento do professor na ação com os estudantes, nas atividades, propostas de trabalho e elaboração de atividades”, afirmou.

A chefe do Setor de Educação Especial da SME-Natal, Priscilla Ferreira Ramos Dantas, ressaltou que o setor trabalha articulado junto aos departamentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental. “Embora o público do nosso setor sejam as crianças e estudantes com deficiência, eles estão nas salas de aulas comuns, onde esses outros assessores pedagógicos atuam. É necessário esse momento de diálogo, uma vez que o objetivo é assessorar os professores para que o trabalho deles possua essa perspectiva inclusiva e a gente possa ter a participação, aprendizado, desenvolvimento e a permanência desses estudantes na escola”, ponderou.

Ascom.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::