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Estudo inédito do Governo federal e BNDES apresenta projetos para ampliar mobilidade urbana em Natal até 2054

Natal/RN - data e hora da publicação: 30/10/2025 - 7h10
Estudo inédito do Governo federal e BNDES apresenta projetos para ampliar mobilidade urbana em Natal até 2054
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Em Natal, entre os projetos previstos pelo ENMU está a implantação dos corredores de ônibus Av. Dr. João Medeiros, Av. Prudente de Moraes e Central – Mangabeira.

Investimento na região é estimado em R$ 6,2 bilhões. Em todo país, 187 projetos foram definidos, com investimentos da ordem de R$ 430 bilhões

Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Ministério das Cidades, concluiu a definição de projetos para ampliar as redes de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC) em Natal (RN).

Na região metropolitana da capital natalense, o ENMU projeta expansão da rede em três projetos de corredores de ônibus (27km), além de projetos de VLT e de BRT (até 49km). A definição pela tecnologia VLT ou BRT será feita em etapas seguintes, com base nos estudos detalhados para modelagem dos projetos.

O investimento estimado para os projetos é de até R$ 6,2 bilhões.

Em Natal, a implementação dos projetos resultará na redução estimada de cerca de 90 mortes em acidentes de trânsito até 2054. E, também, evitará a emissão de 48,4 mil de toneladas de CO2 por ano.

Outro benefício é a redução do custo operacional por viagem, decorrente da maior utilização dos sistemas de média e alta capacidade, que tipicamente são mais eficientes. No caso de Belém, a redução é de 26%. No país, é de 11%.

“Com o estudo, o BNDES contribui com a produção de uma política pública para a formulação de uma estratégia nacional de mobilidade urbana, de longo prazo e sustentável, unindo esforços da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos brasileiros e brasileiras, com um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

“Os projetos selecionados mostram que o Brasil está buscando se adaptar às mudanças do clima, com ações que unem sustentabilidade, mobilidade e inclusão social”, afirma o ministro das Cidades, Jader Filho. “Investir em transporte coletivo limpo é investir nas cidades e nas pessoas, para que os centros urbanos se tornem mais resilientes, com menos poluição e deslocamentos mais rápidos e seguros.”

Na capital natalense, com a implantação dos projetos previstos no ENMU haverá também a redução no tempo médio de deslocamentos na cidade, com um impacto estimado em R$ 759 milhões.

Em Natal, entre os projetos previstos pelo ENMU está a implantação dos corredores de ônibus Av. Dr. João Medeiros, Av. Prudente de Moraes e Central – Mangabeira.

“Os projetos selecionados mostram que o Brasil está buscando se adaptar às mudanças do clima, com ações que unem sustentabilidade, mobilidade e inclusão social”

187 PROJETOS EM TODO O PAÍS – Em todo país, o ENMU concluiu a definição de 187 projetos para ampliar as redes de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC) nas 21 maiores regiões metropolitanas (RMs) do país.

Ao todo, são estimados investimentos da ordem de R$ 430 bilhões, sendo R$ 230 bilhões em metrôs, R$ 31 bilhões em trens, até R$ 105 bilhões em veículos leves sobre trilhos (VLT), até R$ 80 bilhões em BRTs e R$ 3,4 bilhões em corredores exclusivos de ônibus.

A aceleração desses investimentos dependerá do modelo de financiamento adotado, sendo os investidores privados via concessões e parcerias uma ferramenta relevante.

REDUÇÃO DE MORTES – A implementação de todos os projetos previstos no ENMU resultará na redução estimada de 8 mil mortes em acidentes de trânsito ao até 2054 nas 21 RMs.

Evitará ainda a emissão de 3,1 milhões de toneladas de CO2 por ano, equivalentes a uma absorção de carbono de uma área estimada de floresta amazônica de 6.200 km2, equivalente a 5 vezes a área do município do Rio de Janeiro.

Outros benefícios incluem a redução do custo da mobilidade urbana em cerca de 10%, considerando sistemas mais eficientes, e o aumento do acesso da sociedade a empregos, escolas, hospitais e áreas de lazer em menor tempo. Haverá, também, a redução no tempo médio de deslocamentos nas cidades, com um impacto econômico estimado de mais de R$ 200 bilhões.

Integram o estudo as seguintes RMs: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Santos, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Distrito Federal, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Fortaleza, Belém e Manaus.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

 Foto: Getty Images.

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