Natal/RN - terça-feira, 4 de novembro de 2025
(84) 99128-5300
::: Especial Publicidade :::
publicidade

Engorda: Idema não concorda com uso de nova jazida e passa responsabilidade para prefeitura e órgãos de controle

Natal/RN - data e hora da publicação: 24/09/2024 - 2h31
Engorda: Idema não concorda com uso de nova jazida e passa responsabilidade para prefeitura e órgãos de controle
Compartilhar

Natal/RN – O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) divulgou em suas redes sociais nota sobre os últimos acontecimentos que envolvem as obras da engorda da Praia de Ponta Negra e a utilização da nova jazida de areia que a prefeitura pretende utilizar e ainda o Decreto de Emergência nº 13.192, de 20 de setembro de 2024.

Mesmo não concordando com a atual situação o órgão decidiu passar a responsabilidade para prefeitura do Natal e comunicar a situação aos órgãos de controle e instituições que acompanham o processo, incluindo o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Agência Nacional de Mineração

NOTA À IMPRENSA Idema esclarece sobre nova área para extração de sedimentos em Ponta Negra

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) confirma o recebimento do relatório técnico emitido pela Prefeitura do Natal, que indica uma nova área (jazida) para a extração de sedimentos destinados à obra do aterro hidráulico de Ponta Negra.

O Idema esclarece que essa jazida não está inserida na área licenciada pelo Instituto, nem foi contemplada no Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) entregue pela Prefeitura.

A extração de sedimentos na nova área não foi licenciada pelo Idema.

A Prefeitura publicou o Decreto de Emergência nº 13.192, de 20 de setembro de 2024.

Dessa forma, todas as responsabilidades relativas aos impactos ambientais dessa intervenção são de competência exclusiva da Prefeitura do Natal.

O Idema destaca que cumpriu seu papel institucional ao comunicar a situação aos órgãos de controle e instituições que acompanham o processo, incluindo o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Agência Nacional de Mineração.

Veja alguns comentários

Com Idema e Foto de capa de Natal em Foco.

Tags: , ,

Faça parte do nosso Canal no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no X, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, Shows, dicas de hoteis e eventos. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, ,

::: Publicidade :::
::: Publicidade :::