Natal/ RN - terça-feira, 18 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Caminhada da Mãe Potiguar acontece neste sábado (13) em Natal

Publicado em: 08/05/2023 - 7h47
Caminhada da Mãe Potiguar acontece neste sábado (13) em Natal

Neste sábado, dia 13, acontece mais uma edição da Caminhada da Mãe Potiguar, evento idealizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) e que tem a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) como principal apoiador e parceiro.

A caminhada terá início às 7 horas, com a concentração no Corpo de Bombeiros Militar no RN, e seguirá o percurso pela Avenida Alexandrino de Alencar, até o Parque das Dunas.

Este ano marca uma década de realização do evento, que contará com uma programação cultural e de lazer, além de ações educativas que incentivam a prática esportiva e alimentação saudável. Para realizar as inscrições os participantes doaram alimentos não perecíveis que serão doados a instituições carentes, além de potes de vidros com tampa plástica que serão doados aos bancos de leite do Estado.

O evento abrirá oficialmente a Semana Estadual de Doação de Leite Materno, que acontece anualmente, com atividades como cursos e treinamentos, dentro da programação comemorativa do Dia Mundial de Doação de Leite Materno, celebrado no dia 19 de maio. A ação busca um objetivo ainda mais amplo, de reflexão sobre temas envolvendo a saúde da mulher e do bebê, e tem como principal objetivo alertar sobre a importância da doação de leite materno e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

“A caminhada é mais uma ação desenvolvida em busca de incentivar e sensibilizar as mães que dispõem de leite materno em quantidade suficiente para doação, quanto à importância desse ato de solidariedade, capaz de salvar vidas. O leite doado é prioritariamente destinado aos bebês internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal”, explica a nutricionista e técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Sesap, Angélica Domingos.

Importância do leite materno

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é o principal alimento para o bebê, contribuindo inclusive para a redução da mortalidade infantil. Nenhum outro alimento tem todos os nutrientes que o leite materno oferece. Segundo dados epidemiológicos colhidos pela Sesap, a taxa de mortalidade materna no Rio Grande do Norte foi de 78,51% em 2022. No mesmo ano, o indicador de óbitos infantis apresentou a taxa de 11,8%, já no que se refere ao cálculo da taxa para o componente neonatal foi de 6,7% para o precoce (0 a 7 dias) e de 1,6% para o tardio, no mesmo período. “Estes dados só vêm a corroborar a importância do aleitamento materno exclusivo, o qual consiste na oferta de leite materno até os seis meses de idade, e até os dois anos de idade de forma não exclusiva”, explica Angélica.

As crianças amamentadas exclusivamente com leite materno desenvolvem menos alergias, infecções, doenças respiratórias e diarreicas. A taxa de mortalidade por doença diarreica também é um dos indicadores utilizados no Pacto pela Vida 2006 tendo como meta a redução em 50% dos óbitos ocasionados por essa patologia.

Ascom.

Tags: , , , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, , , ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::