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Aumento: Engorda da Praia de Ponta Negra vai passar dos R$ 73 milhões, avisa consórcio

Publicado em: 16/08/2024 - 11h58
Aumento: Engorda da Praia de Ponta Negra vai passar dos R$ 73 milhões, avisa consórcio

Diante da mudança no cronograma, haverá impacto no custo do serviço avisa a construroa.

A estimativa é de que após as obras, a faixa de areia fique com até 100 metros de largura na maré baixa e 50 metros na maré cheia. O investimento total original é de aproximadamente R$ 73 milhões.

A estimativa é de que após as obras, a faixa de areia fique com até 100 metros de largura na maré baixa e 50 metros na maré cheia.

Devem ter início até o dia 7 de setembro as obras de dragagem e aterro hidráulico para preenchimento artificial da Praia de Ponta Negra, no Rio Grande do Norte.

A nova estimativa foi possível, devido à emissão, no último dia 13, da Licença de Instalação (LI) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), órgão estadual responsável pela autorização.

Esse era o único impedimento para que a DTA Engenharia, integrante do consórcio DTA-AJM, começasse efetivamente os trabalhos.

O prazo contratado inicialmente para execução era de cinco meses.

Vale lembrar que a draga responsável pela intervenção chegou ao litoral potiguar no final de junho, porém teve que deixar a região em 7 de julho, diante da demora para expedição da LI.

Atualmente, a embarcação está na espera no Porto de Luís Correia, no Piauí, para manutenção preventiva.

Ela deve retornar ao local da obra até o final deste mês.

Há, inclusive, a possibilidade de o serviço ser iniciado ainda nos últimos dias de agosto.

O custo operacional de uma draga desse porte, única no país, é muito alto O navio holandês foi fretado exclusivamente para uso da DTA no Brasil.

“E não é só a draga, são rebocadores, guindastes flutuantes, embarcações de apoio, tubulações rígidas e flexíveis, mangotes de borracha, ball joints, poitas/ancoragens e vários tratores e máquinas para operação em terra durante o despejo na praia. 

Diante da mudança no cronograma, haverá impacto no custo do serviço, nos termos do contrato, já que a mobilização de todos os equipamentos, tubulação, equipe e embarcações de apoio aconteceu há mais de dois meses, quando a expectativa era de início imediato dos trabalhos com a Ordem de Serviço dada.

O objetivo era, sobretudo, impedir que a limitação ambiental causada pela desova de tartarugas a partir de novembro interferisse nos trabalhos.

Transformação

A estimativa é de que após as obras, a faixa de areia fique com até 100 metros de largura na maré baixa e 50 metros na maré cheia.

O alargamento será feito ao longo de quatro quilômetros com a utilização de 1,1 milhão de metros cúbicos de areia retirados de um banco de areia no mar.

O serviço também inclui a complementação do calçadão da orla, interligando-o ao calçadão da via costeira.

O investimento total original é de aproximadamente R$ 73 milhões.

A obra do calçadão deverá ter duração de quatro meses. O objetivo é viabilizar a acessibilidade em toda a extensão da orla de Ponta Negra.

Para isso, a DTA propõe o emprego de blocos intertravados de concreto, no trecho compreendido entre a Rua Manoel Soares Medeiros e o Hotel Aram Natal Mar, com interligação à Rua Coronel Inácio Vale, nas proximidades do Posto de Fiscalização do CPRE – Via Costeira.

Nesse contexto, está prevista a implementação de um pátio de estacionamento para ônibus.

Assessoria de Imprensa – DTA Engenharia

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