Natal/ RN - sábado, 14 de setembro de 2024
(84) 99128-5300

Aeroviários denunciam irregularidades cometidas no Aeroporto Internacional de Natal

Publicado em: 05/04/2023 - 7h12
Aeroviários denunciam irregularidades cometidas no Aeroporto Internacional de Natal

No início de março, o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) apresentou denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT) contra irregularidades cometidas no Aeroporto Internacional de Natal, em São Gonçalo do Amarante (RN).

O problema diz respeito à dnata, empresa terceirizada que presta os serviços de solo para as companhias Latam, Gol e Azul, de maneira que as três também foram co-responsabilizadas pela política adotada por essa prestadora de serviços com seus funcionários.

Na ocasião, a denúncia foi feita após funcionários revelarem uma série de graves irregularidades cometidas pela prestadora de serviços auxiliares, tais como:

– Condições insalubres: precariedade e grande concentração de sujeira nos ambientes onde ficam armários e banheiros. No local onde são realizadas as refeições, além de ser um espaço muito pequeno, não possui micro-ondas para esquentar a comida e fica cheio de goteiras quando chove;

– As férias são avisadas, muitas vezes, apenas dois ou três dias antes de iniciarem, impossibilitando os profissionais de se programarem;

– Reuniões com as gestões são intimidadoras, resultando quase sempre em assédio moral;

– A gerência proíbe profissionais da rampa de beberem água durante o atendimento de voos. Considerando que, geralmente, não há tempo de descanso entre o suporte a uma aeronave e outra, trabalhadores ficam impossibilitados de se hidratarem na pista;

– Funcionários com carga horária de três e quatro horas diárias são obrigados a fazer hora extra de até duas horas, sem direito a intervalo. Frequentemente, os que atuam com jornada de seis também não conseguem uma pausa durante as atividades;

– Profissionais não recebem a remuneração dos domingos e feriados trabalhados, conforme estabelecido pela CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da categoria;

– Não há profissionais suficientes nas operações de aeronaves. O trabalho que deveria ser realizado por duas ou três pessoas, é feito por um único aeroviário.

Agora, na última sexta-feira, 31 de março, o SNA informa que as denúncias feitas contra a dnata começaram a surtir efeito, pois a empresa já reformou banheiros e vestiários, instalou novo bebedouro e, enquanto o espaço para refeições não fica pronto, um refeitório da Inframerica, concessionária que administra o aeroporto, foi disponibilizado.

O sindicato destaca, porém, que nem tudo foi resolvido, já que ainda há funcionários insuficientes para o excesso de demanda de trabalho e a remuneração de domingos, feriados e horas-extras ainda não foi regularizada. A direção do SNA também investiga se a prática de assédio moral na dnata foi revista.

O sindicato representante dos aeroviários finaliza afirmando que dirigentes sindicais continuam a cobrar dos órgãos públicos para que medidas sejam adotadas, e reforçando que as companhias aéreas Latam, Gol e Azul são co-responsáveis pelas irregularidades cometidas pela prestadora de serviços auxiliares.

Ascom.

Tags:

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::