Natal/ RN - quarta-feira, 22 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Médicos de MSF são mortos em ataque ao hospital Al Awda, no norte de Gaza

Publicado em: 22/11/2023 - 7h56
Médicos de MSF são mortos em ataque ao hospital Al Awda, no norte de Gaza

Organização condena este ataque veementemente. Mais uma vez, apelamos pelo respeito e pela proteção a instalações médicas, profissionais de saúde e pacientes.

Médicos Sem Fronteiras (MSF) está horrorizada com a morte de dois médicos da organização, Dr. Mahmoud Abu Nujaila e Dr. Ahmad Al Sahar, e de um terceiro médico, Dr. Ziad Al-Tatari, que trabalhavam no hospital Al Awda. As mortes aconteceram após um ataque à instalação de saúde, um dos últimos hospitais ainda em funcionamento no norte de Gaza. Nossos pensamentos estão com suas famílias e com todos os colegas.

Dr. Abu Nujaila e o Dr. Al Sahar estavam no hospital quando a unidade foi atingida no terceiro e no quarto andares. Outras equipes médicas, incluindo de MSF, também ficaram gravemente feridas. MSF compartilha regularmente informações sobre Al Awda como um hospital em funcionamento e com a presença de equipes de saúde no local para as partes em conflito. As coordenadas do GPS também foram compartilhadas ontem com as autoridades israelenses.

Condenamos este ataque veementemente e apelamos mais uma vez ao respeito e à proteção das instalações médicas, profissionais de saúde e dos pacientes.

No momento em que este artigo foi escrito, mais de 200 pacientes ainda estavam em Al Awda e não conseguiam receber o nível de cuidados adequados que necessitam. Estes pacientes devem ser evacuados com urgência e com segurança para outros hospitais que ainda estão em funcionamento, embora todos os hospitais em Gaza estejam trabalhando além das suas capacidades desde outubro, devido à escassez contínua de suprimentos, aos ataques regulares e ao número extremamente elevado de pacientes.

Esta é mais uma terrível ocorrência que a equipe de MSF sofre nos últimos dias. Os nossos colegas que prestam assistência a centenas de pacientes em Gaza enfrentam tempos extremamente difíceis para prestar os poucos cuidados médicos que podem. Ver médicos mortos perto de leitos de hospitais é mais do que trágico e isso deve parar agora.

Os ataques a instalações médicas constituem uma grave violação ao Direito Internacional Humanitário e isto tornou-se sistemático nas últimas semanas. Reiteramos o nosso apelo a um cessar-fogo imediato em Gaza, à liberação ao cerco e à proteção das instalações médicas e do pessoal médico.

MSF trabalha em Al Awda desde 2018, oferecendo cirurgias reconstrutivas para adultos e cirurgias de trauma para crianças. Prestamos nosso tributo à coragem dos nossos colegas. Nós sempre nos lembraremos deles.

Assessoria de imprensa

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::