O diplomata aposentado de 74 anos, de perfil discreto e fala pontuada, nunca havia ocupado cargos públicos e nem mesmo era amplamente conhecido nos círculos da oposição.
No entanto, desde que foi escolhido como candidato de consenso da coalizão de oposição, a Plataforma Unitária Democrática (PUD), ele tem obtido larga vantagem sobre o presidente em exercício, Nicolás Maduro, nas pesquisas de opinião.
A poucos dias do pleito, González está 30 pontos percentuais à frente de Maduro, segundo as principais sondagens.
Sua vitória representaria o fim do regime chavista que governa a Venezuela desde 1999 — Maduro, que tenta se eleger pela terceira vez como presidente, está no cargo há 11 anos.
Segundo eles, o candidato da oposição “faz parte de um plano perverso para prejudicar nosso povo”.
Apesar dos ataques pessoais, González tem defendido que dialogar com aqueles que estão do outro lado da divisão política é a única forma de promover uma “reconciliação nacional”.
Quando questionado sobre os temores de manipulação dos resultados eleitorais — a reeleição de Maduro em 2018 não foi considerada nem livre nem justa — González disse que está esperançoso de que a oposição vencerá com uma margem tão grande que tornará sua vitória difícil de contestar.
“Eles tentaram espalhar medo da mudança, querem que você tenha medo de se expressar no domingo, mas o que eles não estão contando é com a coragem do povo venezuelano,” disse ele recentemente.
Com o apoio de Machado, González espera mobilizar os venezuelanos neste domingo com suas promessas de revitalizar a economia por meio da privatização de setores estratégicos, como a indústria petrolífera, e trazer de volta os milhões de venezuelanos que emigraram desde 2013.
Dois de seus netos agora vivem na Espanha, entre os mais de sete milhões de venezuelanos que fugiram do país nos últimos anos.
Com reportagem de Vanessa Buschschlüter, editora para América Latina e Caribe, da BBC News Online
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:Mundo, VenezuelaDesenvolvido por Argo Soluções
:::: PUBLICIDADE :::::
::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::