Natal/ RN - quinta-feira, 30 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Rio Grande do Norte recebe curso gratuito sobre reciclagem de resíduos sólidos; toda população pode participar

Publicado em: 09/10/2023 - 7h32
Rio Grande do Norte recebe curso gratuito sobre reciclagem de resíduos sólidos; toda população pode participar

Dando continuidade ao trabalho de incentivar ainda mais a pauta ESG no setor público e entre toda a população, a Recicla Latas, entidade responsável pelo programa de aperfeiçoamento da reciclagem da latinha de alumínio em todo o Brasil, realizará o primeiro Curso de Capacitação em Gestão de Resíduos Sólidos para os gestores públicos do Rio Grande do Norte. Realizado de forma remota, via plataforma Zoom, o evento acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, das 09h às 12h

“O curso é uma excelente oportunidade para a construção de uma sociedade melhor e para a conscientização de todos (gestores públicos e população em geral) da importância da logística correta das embalagens que descartamos. Com palestras ministradas por renomados profissionais e a possibilidade de interação e debate, o evento busca trazer luz ao tema e discutir melhorias das práticas ESG no setor público”, explicou Renato Paquet, secretário-executivo da Recicla Latas e CEO da startup Polen.

A abertura da capacitação será realizada das 09h às 09h10 e após esse momento serão iniciadas as atividades. A primeira palestra será ministrada por Sergio Bezerra Pinheiro da Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH / RN). Em sequência, às 09h55, Renato Paquet, da Recicla Latas, falará sobre Conceitos de Economia Circular. A advogada especialista em gestão de resíduos sólidos e que trabalha para a startup Polen, Renata Vilarinho, fecha as palestras do primeiro dia falando sobre “Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) às 10h40. Por fim, das 11h25 às 12h, ocorrerá um debate entre os participantes a respeito dos temas do curso.

Dando continuidade à programação, o segundo dia segue os mesmos padrões do primeiro. Às 09h10 acontece a palestra da Doutora Raquel Germano do MP/RN sobre “A atuação do Ministério Público na pauta resíduos sólidos”. Seguido por “Desafios das Cooperativas Recicláveis”, ministrado por Severino Jr, presidente da Cooperativa de catadores de materiais recicláveis (Cocamar). E é finalizado por Mariana Nunes, do movimento Lixo Zero RN. O fechamento do curso será com um debate das 11h40 às 12h com os participantes.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever no link.

Desde que iniciou a capacitação dos gestores públicos dos estados, a Recicla Latas já formou cerca de mil gestores nos estados do Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A ação da Recicla Latas é realizada com a parceria do Ministério Público do RN, startup Polen, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, Movimento Lixo Zero RN, Cooperativa de catadores de materiais recicláveis (Cocamar) e da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA)

Serviço:

Curso de Capacitação de Gestores Públicos Municipais – Goiás

Organizador: Recicla Latas

Data: 24 e 25 de outubro

Horário: 9h às 12h

Modalidade: Online, via Zoom

Inscrições: Sympla

Programação – Dia 1 (24/10):

09h às 09:10

Abertura – Renato Paquet – Recicla Latas

09:10 às 09:55

Sérgio Bezerra Pinheiro – SEMARH / RN

09:55 às 10:40

Renato Paquet – Recicla Latas

Tema: Conceitos de Economia Circular

10:40 às 11h25

Renata Vilarinho – Polen

Tema: Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e Decreto 11.413/2023

11:25 às 12h

Debate

Programação – Dia 2: (25/10)

09h às 09:10

Abertura – Renato Paquet – Recicla Latas

09:10 às 09:55

Doutora Raquel Germano – MP/RN

09:55 às 10:40

Severino Jr. – Cocamar

10:40 às 11:40

Mariana Nunes – RN Lixo Zero

11:40 às 12h

Debate

Sobre a Recicla Latas

Instituída em julho de 2021, a entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de logística reversa das latas de alumínio para bebidas possui os seguintes compromissos-chaves:

Garantir a manutenção do percentual histórico médio nacional de reciclagem de latas de alumínio para bebidas em patamar de 95%;
Otimizar as operações e a infraestrutura recicladora da cadeia de latas de alumínio;
Investir na capacitação de gestores públicos, das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de pequenos e médios recicladores;
Fomentar a educação ambiental da população para o consumo consciente e a destinação adequada das embalagens pós-consumo.

assessoria.

Tags:

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::