Natal/ RN - quarta-feira, 22 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Natal terá Centro de excelência em formação profissional para Hidrogênio Verde

Publicado em: 28/02/2024 - 8h53
Natal terá Centro de excelência em formação profissional para Hidrogênio Verde

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a agência de cooperação alemã GIZ inauguram, nesta quinta-feira (29), o primeiro “Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde” do Brasil. 

A estrutura vai funcionar no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, em Natal

Será “braço” de uma rede mais ampla de ensino, com cinco hubs regionais de educação e treinamento para o setor, implantados em Centros do SENAI no Ceará, Paraná, Bahia, São Paulo e Santa Catarina. 

O desenvolvimento dos laboratórios e o treinamento das equipes de instrutores/as dos seis Centros receberam um total de 2,6 milhões de euros em investimentos – o equivalente a R$ 14 milhões. 

Os recursos fazem parte do projeto H2Brasil, que integra a cooperação entre os governos do Brasil e da Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. 

O objetivo, segundo as instituições envolvidas, é apoiar a expansão do mercado de hidrogênio verde e seus derivados no Brasil. 

A tecnologia que será utilizada tem origem na Alemanha: Imagem mostra treinamento com especialistas do país europeu no CTGAS-ER

Resultados

Na área de educação profissional, as atividades estão sendo desenvolvidas por meio de um acordo firmado em abril de 2022, entre o SENAI e a GIZ.

Os principais resultados obtidos com a iniciativa, incluindo o “Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde”, serão detalhados, oficialmente, durante o Workshop de encerramento do Projeto. 

O evento será realizado a partir das 13h da quinta-feira, no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, complexo que sedia o CTGAS-ER (Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770 – Lagoa Nova, Natal).

A programação prevê a apresentação, em primeira mão, do laboratório concebido para atividades de educação relacionadas ao hidrogênio verde. 

Laboratório

A estrutura inclui sistemas experimentais de produção do hidrogênio, alimentados por módulos de energia solar e um microgerador de energia eólica. 

Dentro do laboratório, uma frota de carros em miniatura é “abastecida” com o chamado “combustível do futuro”.

Cinco modelos “Fcat- Fuel Cell Automotive Trainer” – automóveis de treinamento movidos a células de combustível, que têm o hidrogênio como fonte de energia – entram em campo nessa operação, em meio às inovações disponíveis para o ensino sobre aplicações práticas do produto. 

A expectativa, segundo o SENAI-RN, é que os primeiros cursos na área sejam lançados ainda este ano.

A tecnologia que será utilizada tem origem na Alemanha. Especialistas da Heliocentris, empresa do país europeu responsável pelos equipamentos, estruturaram o laboratório em conjunto com o SENAI.

Ascom.

Tags: , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::