Natal/ RN - domingo, 23 de junho de 2024
(84) 99128-5300

COP Clima RN: evento apoiado pelo MPRN é aberto oficialmente e programação segue até este sábado

Publicado em: 15/04/2023 - 8h29
COP Clima RN: evento apoiado pelo MPRN é aberto oficialmente e programação segue até este sábado

Foi aberta na noite dessa quinta-feira (13), a I Conferência Potiguar do Clima (COP Clima RN), em solenidade realizada no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento, apoiado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), tem por objetivo discutir a grave crise climática que acomete o planeta, suas manifestações no Brasil e em especial, no Estado potiguar, além de buscar soluções para diminuir o impacto dos efeitos da degradação ambiental, particularmente da caatinga, um dos biomas mais ameaçados do planeta.

Entre os temas que serão abordados durante a COP Clima RN estão também a segurança hídrica, a segurança alimentar, os riscos nas zonas costeiras e manguezais, as energias renováveis (oportunidades e riscos), a conservação de florestas e o reflorestamento, bem como as políticas para cidades sustentáveis.

Durante a abertura da COP Clima, foi exibido um vídeo da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que, em razão de viagem à China, não pôde se fazer presente ao evento. Em sua fala, ela afirmou que a crise climática atinge com maior força os mais pobres, a exemplo do que o Brasil já assistiu em episódios registrados recentemente no litoral paulista, no Acre, Sul da Bahia e Amazonas. “É a primeira vez que um evento desta natureza está sendo realizado pelo Estado brasileiro. Vocês estão dando um exemplo que eu espero que seja seguido pelos demais estados na nossa federação”, destacou a ministra.

Para a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente), a promotora de Justiça Rachel Germano, que estava na mesa, representando a procuradora-geral de Justiça Elaine Cardoso, é preciso um cuidado especial, no Rio Grande do Norte, com a erosão costeira, com a cobertura vegetal, bem como com as populações locais diante dos empreendimentos, em especial, os de energia sustentável. “São cenários que preocupam e que necessitam de maior atenção”, afirmou.

Também participaram da mesa de abertura da COP Clima RN, o vice-reitor da UFRN, Hênio Miranda; a deputada estadual Isolda Dantas; juíza de Direito Fátima Soares; a representante da Federação dos Municípios do RN, Ivania Matias; o secretário de urbanismo de Natal, Tiago Mesquita; o secretário executivo do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Rodrigo Perpétuo; o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, e o secretário estadual adjunto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Auricélio Costa.

Segundo a presidente da COP Clima RN, a professora da UFRN Winnifred Knox, a conferência pretende reunir em um mesmo encontro representantes do Legislativo, do Executivo e do Judiciário, além de técnicos, pesquisadores, professores e a sociedade civil organizada para reflexão e debate sobre a temática do clima e seus impactos. “Sabemos que o RN tem 2/3 dos seus 167 municípios no espaço do Semi-Árido brasileiro e temos ainda mais de 400 quilômetros de área costeira, o que mostra um potencial de vulnerabilidade grande. Podemos sofrer inúmeros impactos, podendo atingir especialmente as populações mais fragilizadas e povos tradicionais, como indígenas, quilombolas, pescadores e marisqueiros, acrescidas as emergências climáticas, que precisam ser percebidas no contexto do desafio imposto”, ressaltou.

Já o presidente de honra da conferência, professor Robério Paulino, destacou que o apelo da ONU é para que sejam plantadas pelo menos uma árvore por habitante e que a ideia é estimular que cada município tenha pelo menos um viveiro em suas cidades. “Isso para que consigamos produzir juntos, nos próximos cinco anos, 5 milhões de mudas”, disse.

Confira a programação:

Sexta-feira (14)
8h às 19h
Circuito de palestra e Debates

Sábado (15)
8h às 11h
Atividade prática da COP – Visita ao viveiro do Projeto Arboriza Natal, no Campus Central da UFRN.

Tags: , , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, , ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::