Natal/ RN - segunda-feira, 16 de setembro de 2024
(84) 99128-5300

Operação do MPRN e Polícia Civil combate crime de armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil

Publicado em: 19/05/2023 - 7h57
Operação do MPRN e Polícia Civil combate crime de armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Polícia Civil potiguar deflagraram nesta sexta-feira (19) uma nova operação conjunta com o objetivo de combater crime cibernético de armazenamento de conteúdo contendo cenas de abuso sexual de criança e adolescentes. A operação Arcanjos VII cumpre mandados de busca e apreensão nas residências de dois homens – um de 40 anos e outro de 24 anos – que moram em Natal e Parnamirim, respectivamente.

As investigações sobre os crimes cometidos pelos dois suspeitos começaram no ano passado. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRN) e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Natal apontaram que os dois armazenaram em seus computadores ou aparelhos de telefonia celular material que continha cenas de abuso sexual de crianças e/ou adolescentes. Essa prática constitui crimes previstos no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

No momento do cumprimento do mandado os investigadores fizeram buscas para confirmar o armazenamento de CSAM pelos suspeitos. A nomenclatura é de origem estrangeira “Child sexual abuse material”, e refere-se, em livre tradução, à “material de abuso sexual infantil”, termo mais adequado para ser abordado nas investigações, por dar ênfase à situação de vulnerabilidade das vítimas. As evidências colhidas nos locais das buscas serão encaminhadas ao laboratório forense computacional do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPRN, para serem analisadas.

A ação teve o apoio de equipes da Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) e da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (Defur). Ao todo, participaram do cumprimento do mandado de busca e apreensão três promotores de Justiça, dez servidores do MPRN, dois delegados de Polícia Civil e 20 agentes da PC.

18 de maio

A operação Arcanjos VII foi deflagrada justamente um dia após o 18 de maio. A data marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na sexta-feira passada (12), o MPRN e a Polícia Civil deflagaram outra operação semelhante. A operação Arcanjos VI combateu a mesma conduta delitiva de um outro homem, na cidade de Mossoró. Esse homem acabou preso em flagrante por armazenar contendo cenas de abuso sexual de criança e adolescentes.

Disque Denúncia

O MPRN reforça à população que continua recebendo denúncias anônimas de crimes. As comunicações podem ser realizadas pelo Disque Denúncia 127, que é um canal direto do MPRN. O cidadão pode ligar gratuitamente para o número. A identidade da fonte será preservada.
Além do telefone, as denúncias também podem ser encaminhadas por WhatsApp para o número (84) 98863-4585 ou por e-mail [email protected].
Os cidadãos podem encaminhar informações em geral que possam levar à prisão de criminosos, denunciar atos de corrupção e crimes de qualquer natureza. No WhatsApp, são aceitos textos, fotos, áudios e vídeos que possam comprovar as informações oferecidas.

Ascom.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Mais lidas
1
Capa - 5 horas atrás Justiça bloqueia mais de R$ 2 milhões das contas do Estado do RN para garantir cirurgias de pacientes com riscos de perder rim O valor deve ser destinado à realização das cirurgias necessárias, conforme as listas de pacientes que foram apresentadas na ação civil pública movida pelo MPRN e DPE/RN
2
Brasil - 13 horas atrás Pesquisadores da UFC desenvolvem meias de tecido de fibra de carbono para o tratamento do pé diabético Os pesquisadores da UFC chegaram a uma versão mais barata e eficaz do tratamento, utilizando no tecido desenvolvido um composto químico chamado de nitroprussiato
3
Destaques - 15 horas atrás Empreendedorismo: Metrópole Parque confirma presença e realizará palestras no GO!RN O polo de tecnologia do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) estará à frente de uma série de palestras com diferentes temas, apresentando iniciativas de sucesso que abrangem desde o interior do estado até todo o território nacional
4
Cidades - 15 horas atrás Sistema Fecomércio RN se fez presente na Ficro 2024 em Mossoró A feira acontece entre os dias 12 a 14 de setembro, reunindo 25 atividades econômicas de toda região e tem a expectativa de gerar R$ 25 milhões, movimentando 30 mil pessoas.
5
Turismo - 15 horas atrás João Pessoa: porquê escolher a capital paraibana para viver? Se você valoriza qualidade de vida, João Pessoa é um verdadeiro oásis urbano. As praias de águas mornas e areia fina estão sempre a poucos minutos de distância

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::