Natal/ RN - quarta-feira, 11 de setembro de 2024
(84) 99128-5300

Não é só Turismo: Sete das dez cidades mais violentas do Brasil ficam no Nordeste; veja lista

Publicado em: 20/07/2024 - 10h17
Não é só Turismo: Sete das dez cidades mais violentas do Brasil ficam no Nordeste; veja lista

Natal/RN – Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que sete entre os dez municípios mais violentos do Brasil em 2023 ficam na região Nordeste.

O ranking, no entanto, é liderado por uma cidade localizada na região Norte. Trata-se do município de Santana, no Amapá, que faz divisa com Macapá, capital do estado.

No ano passado, a taxa de mortes violentas intencionais em Santana (AP) foi de 92,9. Na comparação com o ano anterior, houve um crescimento de 88,2%. O estado tem outro município na lista: Macapá, que registrou taxa de 71,3 em 2023. Foi a única capital brasileira presente no ranking dos dez municípios mais violentos.

* MVI: Mortes Violentes Intencionais
Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Das sete cidades nordestinas na lista das mais violentas, seis estão na Bahia: Camaçari, Jequié, Simões Filho, Feira de Santana, Juazeiro e Eunápolis. Dessas, duas ficam na região metropolitana de Salvador: Camaçari e Simões Filho.

O outro município do Nordeste que integra o ranking é Maranguape (CE), localizada na região metropolitana de Fortaleza.

Também aparece na lista a cidade de Sorriso (MT), que fica a cerca de 400 quilômetros de Cuiabá. Foi lá que, no fim do ano passado, uma mulher de 46 anos e as três filhas dela foram assassinadas dentro de casa por um pedreiro que trabalhava em uma obra vizinha.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública explica que a taxa de mortes violentas intencionais agrega vítimas de homicídio doloso (incluindo feminicídios e policiais assassinados), roubos seguidos de morte, lesão corporal seguida de morte e as mortes decorrentes de intervenções policiais.

O que dizem os governos estaduais

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia informou, por meio de nota que, faz “investimentos em tecnologia, inteligência, equipamentos, capacitação e reforço dos efetivos, com o objetivo de combater as organizações criminosas que violentam as comunidades”. “As forças de segurança atuam com rigor, dentro da legalidade e com firmeza contra grupos criminosos envolvidos com tráficos de drogas e armas, homicídios, roubos e corrupção de menores”, diz a pasta.

Segundo a secretaria, houve uma redução de 13% nas mortes violentas no estado no primeiro semestre de 2024. “Os meses de maio e junho deste ano foram os que tiveram menos mortes violentas desde a série histórica, iniciada em 2012.”

A pasta diz ainda que, nos últimos 18 meses, “as ações de inteligência e repressão qualificada resultaram nas prisões de 27 mil criminosos, na localização de 88 líderes de facções, e nas apreensões de 9 mil armas de fogo, entre elas 95 fuzis”.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará diz que realiza em Maranguape, cidade que integra a lista das mais violentas, “ações integradas com o intuito de coibir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no município”. “Como resultado dos esforços, durante o mês de junho de 2024, os CVLIs reduziram 55,5% na região. Ao todo, foram quatro mortes violentas no mês de junho deste ano, contra nove crimes no mesmo período de 2023.”

“Os resultados positivos são uma resposta da integração entre o trabalho ostensivo, de investigação e de inteligência”, diz a pasta.

A secretaria diz que desarticulou um grupo criminoso que atuava em Maranguape. “O grupo, formado por cinco homens e um adolescente, teria relação com, pelo menos, quatro homicídios ocorridos no município. Durante a ofensiva, foram apreendidas armas de fogo. Entre janeiro e junho de 2024, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Metropolitana de Maranguape, realizou 67 prisões em Maranguape, o que corresponde a um aumento de 131%, em comparação com o mesmo período em 2023.”

As secretarias de segurança do Amapá e Mato Grosso foram procuradas, mas ainda não se manifestaram.

Autor e fonte: Fábio Munhozda CNN

Foto: Agência Brasil.

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais



Mais lidas
1
Destaques - 7 horas atrás Radical: São Miguel do Gostoso sedia em Outubro a 7ª Etapa do Circuito Brasileiro de Wingfoil A etapa do Circuito Brasileiro de Wingfoil se torna um importante evento para o calendário do vilarejo, por envolver a comunidade de São Miguel do Gostoso, movimentando as pousadas, restaurantes e empreendimentos locais
2
Capa - 8 horas atrás Deputado critica veto do governo do RN que dificulta convocação de policiais militares A decisão do governo estadual, segundo o parlamentar, “afetou diretamente os habilitados no concurso de 2023 da Polícia Militar do Estado, mas a derrubada do veto possibilitará sua convocação”.
3
Justiça - 8 horas atrás Em R$ 6 mil: Caern deve indenizar cidadão por falha em ramal de esgoto sanitário O proprietário alegou que, em razão dessa falha nos encanamentos, surgiram “rachaduras na estrutura da propriedade e mau cheiro, tanto em sua casa residencial, como na do vizinho”.
4
Destaques - 8 horas atrás Clínica de estética em Natal é condenada após cliente ficar com queimaduras da depilação a laser A decisão é da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), que votaram por unanimidade de votos em manter a indenização à parte autora.
5
Destaques - 8 horas atrás Banco do Nordeste debate regulação da inteligência artificial em evento sobre privacidade de dados O evento, que ocorre de 9 a 13 de setembro na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, contou com a palestra da doutora em Direito Privado, Laura Schertel Mendes, uma das autoras do anteprojeto que resultou na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::