Natal/ RN - quarta-feira, 22 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Mossoró: STJ mantém sentença que obriga companhia a sinalizar orelhões

Publicado em: 29/03/2023 - 8h54
Mossoró: STJ mantém sentença que obriga companhia a sinalizar orelhões

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve essa decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenando a companhia Oi/Telemar a realizar adequações e instalar sinalização tátil ao redor dos telefones públicos localizados em Mossoró. Os chamados orelhões funcionam como barreira arquitetônica para as pessoas com deficiência.

A decisão do STJ, favorável ao pedido formulado pelo MPRN na ação civil pública, confirma sentença proferida pelo juiz da 1ª Vara Cível de Mossoró e o Acórdão do TJRN, que transitaram em julgado. A partir de agora a companhia proprietária dos orelhões terá o prazo de 24 meses para proceder às adequações de acessibilidade.

Tais medidas deverão contemplar a instalação da sinalização tátil de alerta; a instalação de telefones de uso público adaptados para cada tipo de deficiência; e abster-se de instalar telefones que se tornem barreiras arquitetônicas ou que dificultem a livre circulação de pessoas.

A instalação de novos telefones de uso público, por sua vez, precisarão atender as normas técnicas de acessibilidade e inclusão, de modo a proporcionar ao usuário o seguinte: segurança e autonomia de uso; dimensão e espaço aproximado, alcance, manipulação e uso, locomoção, postura e mobilidade do usuário; ser localizado junto a uma rota acessível e fora da faixa livre de circulação de pedestres; e possuir a sinalização tátil e visual de alerta.

Clique aqui e confira o Acórdão do STJ na íntegra.

Ascom.

Foto: Carlos Oliveira / Natal em Foco.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::