Natal/ RN - terça-feira, 18 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Centro de Diálogo Escolar será inaugurado nesta terça-feira (16)

Publicado em: 15/05/2023 - 3h14
Centro de Diálogo Escolar será inaugurado nesta terça-feira (16)

CDIA Escolar é originário do projeto Conselho Escolar: Ativo e Restaurativo, que tramita na 61ª Promotoria de Justiça de Natal com atribuição na Defesa da Educação

Fruto de esforços interinstitucionais do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e da Prefeitura Municipal de Natal, será inaugurado nesta terça-feira (16) o Centro de Diálogo Escolar (CDIA Escolar). Trata-se de uma unidade administrativa da Secretaria Municipal de Educação que tem como objetivo trabalhar com práticas de Justiça Restaurativa nas escolas municipais.

O CDIA Escolar é originário do projeto Conselho Escolar: Ativo e Restaurativo, que tramita na 61ª Promotoria de Justiça de Natal, com atribuição na Defesa da Educação. Vinculado à Secretaria Adjunta de Gestão Pedagógica, da Secretaria Municipal de Educação, foi criado por meio de portaria em março passado. Foram designados cinco servidores, que foram treinados pelo MPRN para desenvolver o trabalho nas escolas municipais. O grupo será responsável por realizar a mediação entre vítima, ofensor e comunidade. A 58ª Promotoria de Justiça de Natal, que também tem atribuições em Defesa da Educação, atua conjuntamente na implementação do CDIA.

O Centro tem o objetivo de executar as abordagens e práticas da Justiça Restaurativa no âmbito escolar, apoiando estabelecimentos de ensino públicos municipais na construção e no fortalecimento do clima escolar positivo, do sentido de pertencimento e da conexão entre os estudantes e adultos da comunidade escolar.

A atuação se dará pelo apoio às ações do MPRN voltadas para a Justiça Restaurativa e construção da paz, nas instituições educacionais da cidade de Natal. Também estão no radar do CDIA instituir escolas restaurativas na rede pública municipal de educação da cidade do Natal; sensibilizar unidade de ensino da rede pública municipal a desenvolver as práticas da Justiça Restaurativa, no âmbito de toda a comunidade escolar; e atender às demandas de conflitos advindas das unidades de ensino e da Secretaria Municipal de Educação.

A Justiça Restaurativa é um conjunto de técnicas e práticas que visa à solução consensual de conflitos, incluindo a participação ativa de todos os envolvidos – ofensor, vítima, familiares e comunidade. Isso tudo é feito buscando-se entender a causa real do conflito e restaurar a harmonia e o equilíbrio entre as partes.

Outro ganho é que com os consensos, obtidos com o diálogo proporcionado pela prática em questão, evita-se o acúmulo de processos judiciais, reduzindo gastos públicos e, principalmente, o escalonamento de um problema que poderia ser resolvido com os ensinamentos da prática restaurativa.

O CDIA Escolar vai funcionar em um prédio da Secretaria Municipal de Educação que fica na rua São José, 1439, no bairro de Lagoa Seca. A inauguração do CDIA Escolar contará com a presença de autoridades do MPRN, da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Tutelar e da comunidade escolar.

Ascom.

Foto: Freepick

Tags: , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, ,


Mais lidas
1
Destaques - 2 horas atrás Oportunidade: XP seleciona profissionais para assessoria de investimentos em Natal Só no estado do Rio Grande do Norte, são mais de 56 mil investidores com mais de R$ 2 bilhões em investimentos listados na bolsa, segundo os dados da B3 até o mês de maio. 
2
Cultura e Entretenimento - 2 horas atrás Orquestra Sinfônica do RN e Deusa do Forró inauguram o São João Potiguar Apresentação gratuita celebra a cultura nordestina com acordes da música clássica e promete animar a plateia que for ao Papódromo nesta quarta-feira (19)
3
Brasil - 2 horas atrás Instituto Militar de Engenharia capacita militares das três Forças para o maior exercício cibernético nos Estados Unidos O Cyber Flag é um exercício de combate cibernético multinacional coordenado pelo United States Cyber Command (U.S. Cyber Command) e United States Department of Defense (DoD), considerado o maior exercício desse tipo no mundo
4
Capa - 2 horas atrás PL 1904/2024 é inconstitucional: OAB se manifesta sobre aborto realizado após 22 semanas de gestação O parecer técnico-jurídico da comissão criada pela Portaria 223/2024 foi apresentado e votado nesta segunda-feira (17/6) pelos 81 conselheiros federais.
5
Cidades - 2 horas atrás Leilão online do Detran acontece nesta quinta-feira (20) em São Gonçalo do Amarante e em Mossoró Os veículos e ciclomotores estão retidos Pátio do Detran e são provenientes de apreensões não reclamadas pelos proprietários dentro do prazo de sessenta dias

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::