Natal/ RN - quarta-feira, 22 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Ausência de profissionais no Conselho Tutelar da Zona Norte gera recomendação do MPRN à Prefeitura de Natal

Publicado em: 24/01/2024 - 8h44
Ausência de profissionais no Conselho Tutelar da Zona Norte gera recomendação do MPRN à Prefeitura de Natal

Ausência de profissionais se constitui em uma violação de um acordo firmado com o MPRN em 2013, no âmbito de uma ação civil pública

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Município de Natal que providencie, no prazo de 30 dias, o encaminhamento de assistente administrativo para o Conselho Tutelar (CT) da Região Administrativa Norte nos dois turnos de trabalho.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e a Prefeitura devem informar ao MPRN as providências tomadas ou em curso para atender ao que foi recomendado, encaminhando a devida documentação comprobatória.

O documento ministerial com as orientações surge em resposta à falta de assistentes administrativos no mencionado CT que ocasiona o acúmulo de demandas. Até o presente momento, Semtas não apresentou ao MPRN um prazo para a resolução do problema. O assunto é objeto de um inquérito civil, procedimento da 21ª Promotoria de Justiça de Natal, para garantir que haja assistente administrativo no Conselho Tutelar Norte nos dois turnos.

A situação atual descumpre um acordo assinado em 12 de novembro de 2013, no âmbito de uma ação civil pública (ACP) movida pelo MPRN, que garante a estrutura de auxiliar administrativo para os Conselhos Tutelares do Município de Natal.

O CT é administrativamente vinculado à Semtas. Assim, a Secretaria deve em seu orçamento anual incluir os recursos necessários para o contínuo financiamento dos conselhos, inclusive os subsídios e demais vantagens devidas aos membros do órgão.

A recomendação enfatiza a necessidade premente dos dois assistentes administrativos para o exercício adequado das funções do Conselho Tutelar da Região Administrativa Norte. Caso a recomendação não seja cumprida, medidas judiciais cabíveis podem ser adotadas.

Ascom.

Foto de capa: Natal em Foco.

Tags: , , , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, , , ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::