Natal/ RN - sábado, 22 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Alerta: Sites falsos da operadora enganam consumidores com o “Golpe da Starlink de graça”

Publicado em: 13/05/2024 - 8h16
Alerta: Sites falsos da operadora enganam consumidores com o “Golpe da Starlink de graça”

Mas a vontade de ter uma Internet rápida em casa se transformou em dor de cabeça para muitos brasileiros.

O início das operações da operadora de satélites Starlink no Brasil em fevereiro de 2022 chamou atenção daqueles que desejavam conectar áreas remotas.

Isso porque cresceram os relatos de pessoas vítimas de sites falsos que imitam o da operadora via satélite de Elon Musk.

Ao longo dos últimos meses, leitores desta publicação relataram golpes na tentativa de aquisição da Starlink.

Para compreender a dimensão do problema, TELETIME verificou informações de reclamações disponíveis e consultou órgãos de defesa do consumidor. Apuramos que, entre as 491 reclamações feitas contra a Starlink no site Reclame Aqui nos últimos seis meses, 216 (44%) envolveram sites fraudulentos.

Para tal, foram analisados todos os tickets abertos contra a empresa na plataforma, publicados entre 25 de outubro de 2023 a 25 de abril de 2024.

Além disso, TELETIME identificou nove sites criminosos ainda em funcionamento que simulam, quase que com perfeição, todos os elementos visuais do site oficial da Starlink.

Parte dos relatos no Reclame Aqui mencionava compras à vista utilizando o Pix. O site oficial da Starlink, no entanto, só aceita como método de pagamento cartões de crédito. Além disso, há registros de pessoas que foram direcionadas a “vendedores da marca” no WhatsApp. Neste último caso, as vítimas eram bloqueadas no mensageiro logo após a confirmação do pagamento.

No Reclame Aqui, a conta oficial da Starlink respondeu 195 dos 216 tickets abertos relacionados a sites falsos no período. A resposta da operadora para essas queixas foi padronizada: “Esse pedido foi feito em site de terceiros, e não no site oficial da Starlink. Observe que a Starlink não se responsabiliza por compras feitas em sites de terceiros. Lamentamos qualquer inconveniente que isso possa ter causado”.

“O grande problema está realmente naqueles que desejam contratar o serviço via Internet e procuram sites alternativos, buscando sempre a vantagem do preço. Por isso é importante a gente saber quanto custa determinado produto ou serviço, para que a gente não se seduza por preços abaixo do mercado e, consequentemente, venha cair em um golpe”, disse o diretor-presidente do Procon Amazonas, Jalil Fraxe, em entrevista ao TELETIME.

“A chegada da Internet [da Starlink] trouxe à Amazônia profunda gama de ferramentas para o crescimento da economia. Porém, sabemos que o crime também se beneficia disso e aplica golpes nos usuários, em especial os menos favorecidos”, disse o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Mário César Filho (União Brasil).

Anúncios falsos
Outra tática utilizada pelos criminosos para capturar vítimas foi por meio de anúncios impulsionados em plataformas populares – como Facebook e Instagram. Além das queixas no Reclame Aqui mencionando esse tipo de abordagem, também existem relatos em redes sociais de pessoas que se depararam com essas propagandas.

Estado mais populoso do Brasil, São Paulo lidera o ranking compilado por TELETIME de reclamações envolvendo sites falsos da Starlink. Foram 55 publicações do tipo nos últimos seis meses, contra 35 de Minas Gerais.

Questionado, o Procon-SP respondeu que “tendo em vista tratar-se de um site falso, provavelmente não haverá uma empresa envolvida e legalmente constituída como responsável. Tal fato impede a atuação de órgãos de defesa do consumidor como os Procons, por conta de suas atribuições e competências de âmbito administrativo”.

O Procon-SP também explicou que “o consumidor pode tentar recuperar ou mitigar seu prejuízo entrando em contato com o banco ou empresa de meio de pagamento que intermediou a compra, solicitando o cancelamento da operação”.

Já em relação à empresa oficial, o órgão paulista de defesa do consumidor informou em nota ter recebido 42 reclamações contra a operadora de Musk entre janeiro de 2023 a março de 2024. Destes, nove são sobre entrega de produtos e dez sobre oferta e contrato.

Veja ainda
Golpe agora vendendo internet da starlink de graça! Cuidado isso é golpe!

Panorama Starlink
Segundo a Anatel, a Starlink registrou 155 mil acessos em todo o Brasil no mês de março de 2024. Os estados com mais clientes são:

1° – Amazonas: 18.778
2° – São Paulo: 18.526
3° – Minas Gerais: 17.641
4° – Pará: 15.286
5° – Mato Grosso: 15.205
6° – Goiás: 11.073
7° – Mato Grosso do Sul: 7.847
8° – Paraná: 6.450
9° – Rio de Janeiro: 6.211
10° – Rio Grande do Sul: 4.972

Mesmo com a ausência de um suporte local, a empresa tem se tornado referência como opção entre usuários que precisam de Internet em áreas mais isoladas, tanto que foi a que mais cresceu em 2023. Entre os atrativos estão velocidades superiores a de outras empresas satelitais concorrentes, com taxas de download que podem beirar os 200 Mbps.

Fonte: Teletime.

Foto: Reprodução.

Tags: , , , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, , , ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::