Natal/ RN - segunda-feira, 20 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Atleta potiguar Ingryd Luana vence o salto em distância com recorde do Troféu Norte-Nordeste

Publicado em: 16/07/2023 - 8h05
Atleta potiguar Ingryd Luana vence o salto em distância com recorde do Troféu Norte-Nordeste

A potiguar Ingryd Luana Noberto (RN) foi um dos destaques da primeira etapa do Troféu Norte-Nordeste Loterias Caixa de Atletismo Sub-18, disputada na manhã deste sábado (15/7), na pista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal.

Atleta da AABB, de Currais Novos, Ingryd, nascida no dia 7 de agosto de 2006, venceu a prova do salto em distância, com 5,85 m (0.4), novo recorde da competição e pessoal. Ela melhorou sua liderança no Ranking Brasileiro da categoria, que era de 5,82 m. O recorde anterior era de Carla Caroline dos Santos (SE), com 5,63 m, desde a edição de 2006, no Recife. Ingryd é treinada pelo professor Judson José de Lima, em Currais Novos.

Nos 3.000 m, Ewellyn Stefani Pereira de Souza (RN), potiguar de Parelhas, venceu a prova em 11:53.17, confirmando o seu favoritismo. Vice-campeã na categoria sub-18 da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country de 2023, disputada em dezembro de 2022, em Bragança Paulista (SP), ela defende o CARN e é treinada pelo professor Marcos Gomes, em Natal.

Outros campeões na primeira etapa da competição: 3.000 m – Vinícius de Oliveira Pereira (PB) – 9:41.31; martelo – João Guilherme Escórcio (PI) – 54,37 m; martelo – Kaline Joyce da Silva (PE) – 40,24 m; 400 m com barreiras – Leonardo Camargo Silva (PE) – 56.81; 400 m com barreiras – Graziela Feitas Moreira (CE) – 1:12.21; 800 m – Renan Miguel Alves dos Santos (PE) – 1:59.97; 100 m – Denio Avila Oliveira Alexandre (CE) – 10.91 (1.0); salto em altura – Evelyn Valentim de Lima (PE) – 1,60 m; 800 m – Kawani Sofia de Oliveira Carneiro (PE) – 2:33.08; 100 m – Maria Fernanda Moreira Rosa (PE) – 12.67 (0.2).

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Veja ainda

Centrinhos do Rio Grande do Norte participam do Norte-Nordeste

Natal/RN – O Rio Grande do Norte, que recebe o Troféu Norte Nordeste Loterias Caixa de Atletismo Sub-18, neste sábado e domingo (15 e 16/7), na pista da Universidade Federal (UFRN), em Natal, tem três Centros de Formação, conhecidos como “centrinhos” pela comunidade: Clube Baía Formosa Esporte em Ação (selo ouro), Associação Esportiva e Sociocultural Cerro Corá (selo prata) e Clube de Atletismo do Rio Grande do Norte (CARN, selo ouro). Para a Federação Norteriograndense de Atletismo, que tem 36 atletas na competição, a disputa será em casa.

O Projeto de Atletismo Edilson de Oliveira – Saltando para Vencer vai participar do Norte-Nordeste com seis atletas – Lara Yasmin de Oliveira (5.000 m marcha atlética), Joao Arthur Maranhão (200 m e decatlo), Renan Araújo (decatlo), Marcos Ferreira da Silva (saltos em distância e triplo), Jorge Misael Gomes Jr (110 m com barreiras) e Marcos Eduardo Borges da Silva (martelo).

“Esse tipo de competição regional é importante porque o Nordeste é grande, tem competitividade e eles podem ganhar uma medalhinha”, disse Edilson Oliveira, que atualmente treina o seu grupo em um campo de futebol e está comemorando a iniciativa da Prefeitura de Cerro Corá de construir um centro de treinamento, com uma pista de 320 metros e seis raias, áreas para arremesso, lançamentos e saltos.

“Nosso trabalho tem 20 anos, sendo feito desde os anos 90 na iniciação, no nível escolar. Mas os talentos sempre vão surgindo. Disputamos os JEBs e até no Mundial Escolar da China em 2015 já tivemos atletas, o Pedro Iago dos 110 m com barreiras”, disse Edilson Oliveira.

Também citou a atleta do salto triplo Regicléia Cândido da Silva, que treina com Tânia Moura, na ADC São Bernardo. “Ela vinha da área rural de bicicleta para treinar, pedalava por 10 quilômetros e depois ainda raspava mandioca pra ter uma renda”, relembra Edilson. Observou que foi vista pelo treinador Nélio Moura quando foi campeã sub-20 com 12,84 m e teve uma oportunidade. “Hoje ela está fazendo faculdade de Fisioterapia”, comenta Edilson, da atleta que este ano fez 13,15 m no salto triplo no Troféu Adhemar Ferreira da Silva.

Outro exemplo de atleta, um talento que surgiu no projeto é Robson Jean, o Robinho, de apenas 14 anos – vai disputar o Brasileiro Sub-16 em Recife – que venceu o salto com vara nos JEBs com 3,60 m. Não tem idade para participar do Norte Nordeste Sub-18, mas mostra grande coragem, driblando a falta de colchão oficial para treinar, e tem vontade de crescer. Robinho poderá participar de camping de treinamento com a treinadora Karla Rosa, em São Bernardo.

No CARN, equipe que tem diversos atletas no alto nível, a aposta é em Ewellyn Stefani Pereira de Souza, de 16 anos, inscrita nos 3.000 m e nos 2.000 m com obstáculos. Ela foi vice-campeã da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, disputada em dezembro de 2022, em Bragança Paulista. Ela completou os 4 km em 19.20, ficando atrás somente de Luísa Monteiro de Almeida, da Sogipa, que alcançou o tempo de 18.27. “Ela é comprometida e pode ter uma boa apresentação no Norte-Nordeste”, comentou o treinador Marcos Gomes.

No ano passado, também em Natal, Pernambuco dominou a competição e foi campeão na categoria geral, com 430 pontos (188 no masculino e 242 no feminino), seguido do Ceará, com 302 pontos, Rio Grande do Norte (199), Maranhão (164) e Paraíba (158 pontos).

A competição será aberta na manhã deste sábado, com a disputa de 13 finais, a partir das 7.30, com os 3.000 m masculino. À tarde, mais 14 finais. A competição termina no domingo pela manhã, às 11:40, com os 1.500 m, a última das 10 provas do decatlo.

O Norte-Nordeste Sub-18 recebeu a inscrição de 265 atletas, representando 12 Estados das duas regiões do País.

Assessoria CBAT.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::