Natal/ RN - sábado, 22 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Conheça um pouco da história da potiguar Antônia Silva convocada para Copa do Mundo

Publicado em: 29/06/2023 - 2h56
Conheça um pouco da história da potiguar Antônia Silva convocada para Copa do Mundo

Antônia, jogadora potiguar convocada para Copa do Mundo, fez história nos JERNs

Atuando hoje, nos gramados da Espanha, Antônia defende as cores do Levante. Ela é a segunda atleta potiguar a disputar uma copa do mundo de Futebol Feminino, a primeira foi Suzana, na década de 90.

Os Jogos Estudantis do RN, competição organizada pela Subsecretaria do Esporte e Lazer do Governo do Estado, foram o primeiro palco da atleta potiguar convocada para a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Antônia Silva.

A informação é do professor Jandeilmo Cleidson, mais conhecido como Cleidão, que foi o seu primeiro treinador.

Enquanto o mundo conhece a revelação potiguar por Antônia Silva, seu primeiro mestre ainda a trata por Ronicleide, nome pelo qual era conhecida já nas disputas nos campinhos de terra da sua cidade natal, Riacho de Santana.

Cleidão explica que quando ela foi transferida para escola estadual professora Maria Angelina Gomes, já trazia títulos conquistados em disputas interclasses, mas lá foi formada uma equipe com potencial para disputar o título estadual nos JERNs.

Em 2007, a equipe de Antônia, se classificou na primeira etapa do Futsal Feminino Infantil com o expressivo placar de 10 x 0. “Fomos para as finais em Natal invictos”, lembra Cleidão.

A equipe interiorana, formada por menores de quinze anos de idade, se deparou com um ambiente novo e desafiador naquela edição dos JERNs.

O treinador lembra de um fato curioso que representa bem esse desafio: em um jogo contra o Colégio Piaget, que no futuro também teria Antônia em sua equipe, o primeiro impacto foi a torcida: “Enquanto o adversário lotava todas as arquibancadas, nós tínhamos exatos cinco torcedores: o diretor da escola, sua esposa, o filho e mais duas outras pessoas”, lembra Cleidão.

No tempo regulamentar, a partida terminou empatada em dois gols, com a equipe riacho-santanense desfalcada pela expulsão da goleira. A pressão bateu forte e o técnico lembra que as meninas do seu time choravam durante o jogo. Na prorrogação, Cleidão orientou o time: “Quem pegar na bola, joga pra Ronicleide, que ela resolve”.

Ela resolveu. Em um escanteio, a hoje atleta da seleção brasileira, conseguiu realizar um feito raro no Futsal: um gol Olímpico. Vitoriosa por 3 X 0, o feito de Antônia embalou a equipe e a Escola Estadual Professora Maria Angelina Gomes, sagrou-se campeã de Futsal Feminino Infantil, em 2007. Antônia ergueria a taça de campeã dos JERNs também em 2008 e 2009, dessa vez pela escola Piaget.

A conquista da edição 2008 dos JERNs pela equipe riacho-santanense, em uma final na qual Antônia fez dois dos três gols da equipe, levou o ABC FC a convidar Antônia e mais três atletas da escola Angelina Gomes, para integrar sua equipe de Futsal feminino. Estava dado o primeiro passo de Antônia para fora de sua terra natal, rumo ao estrelato no esporte.

Atuando hoje, nos gramados da Espanha, Antônia defende as cores do Levante. Ela é a segunda atleta potiguar a disputar uma copa do mundo de Futebol Feminino, a primeira foi Suzana, na década de 90.

Para o subsecretário estadual do esporte e lazer, Cezinha Nunes, a trajetória de Antônia é motivo de orgulho para o Rio Grande do Norte e sua passagem pelos JERNs, ressalta a importância desse evento esportivo na formação dos atletas potiguares. “Temos inúmeros motivos de nos sentir orgulhosos por essa convocação, mas dentre eles é importante ressaltar a história de Antônia nos JERNs, essa competição que é catalizadora do potencial esportivo dos nossos estudantes.”, destacou Cezinha.

Ascom Governo de RN

Foto: Mídias Sociais.

Tags: , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::