Natal/ RN - terça-feira, 18 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Projeto isenta doadoras de leite materno de taxa de inscrição em concursos

Publicado em: 31/03/2023 - 4h55
Projeto isenta doadoras de leite materno de taxa de inscrição em concursos

O plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou em segunda discussão, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (30), o Projeto de Lei n° 642/2021 apresentado pelo vereador Aroldo Alves (PSDB) que concede às doadoras de leite materno, isenção de pagamento de taxa de inscrição em concurso para provimento de cargo, emprego ou vaga na Administração Pública da capital potiguar. Com isso, a proposição segue agora para sanção do Executivo.

Pelo texto, a isenção será concedida mediante apresentação, na forma prevista em edital, de documento comprobatório das doações realizadas, emitido por banco de leite humano em regular funcionamento.

“A proposta reforça o combate à fome e desnutrição resultados do desmame precoce. O benefício do aleitamento materno para a saúde da mulher e da criança perpassa o período de duração da amamentação. O aleitamento materno exclusivo até os seis meses é isoladamente capaz de reduzir em 12% o risco de mortalidade na mesma faixa etária, enquanto entre crianças de seis a 24 meses a redução chega a 50%”, defendeu o vereador Aroldo Alves.

Também em segunda discussão, recebeu parecer favorável o PL 146/2022 sobre a criação do dia do futebol feminino, a ser celebrado, anualmente, no dia 11 de abril. Encaminhada pela vereadora Brisa Bracchi (PT), a iniciativa insere a data no Calendário Oficial do Município, com vistas a divulgar e dar visibilidade aos times de futebol feminino e jogadoras de futebol de Natal.

De acordo com a autora, Natal é expoente na formação de jogadoras de futebol, contando com vários times de futebol feminino e necessitando de atenção do Poder Público no sentido de fomentar e conceder incentivos financeiros aos times existentes na cidade. “O futebol feminino tem ganhado a maior adesão dos clubes, com o crescimento de competições como Campeonato Paulista, Campeonato Carioca e Brasileirão das séries A1 e A2 que hoje conquistam mais atenção do público. Desta maneira, há um potencial crescente de geração de receita das equipes femininas e a atração de marcas patrocinadoras”, disse ela.

Em discussão única, foi acatado o Projeto de Decreto Legislativo n° 52/2022, de autoria do vereador Professor Robério Paulino (PSOL), que institui a Comenda Municipal do Mérito Acadêmico Prof. Florestan Fernandes, a ser concedida pela Câmara Municipal aos alunos e alunas que se destacaram, com reconhecimento do mérito, no desenvolvimento de projetos acadêmicos nas instituições de ensino superior de Natal/RN. As honrarias serão entregues a cada ano no mês de novembro, em alusão ao Dia Mundial da Ciência em sessão solene no Plenário da Casa.

Por fim, foram derrubados quatro vetos do Executivo aplicados aos seguintes textos: Projeto de Lei nº 279/2021, de autoria da vereadora Nina Souza (PDT), que “Altera a redação da Lei 6.227/11, que trata da obrigatoriedade da coleta seletiva de lixo nos condomínios residenciais multifamiliares”, Projeto de Lei nº 201/2019, de autoria da ex-vereadora Divaneide Basílio (PT), que “Dispõe sobre o circo itinerante instalado no município de Natal”, Projeto de Lei Complementar n° 017/2021, de autoria do vereador Aldo Clemente (PSDB) que ”Estabelece a obrigatoriedade da disponibilização de ”Espaço Pet” nas edificações de uso residencial multifamiliar”, e o Projeto de Lei nº 145/2021, de autoria da vereadora Ana Paula (SD), que “Institui a política municipal de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar”.

Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Mais lidas
1
Destaques - 3 minutos atrás Oportunidade: XP seleciona profissionais para assessoria de investimentos em Natal Só no estado do Rio Grande do Norte, são mais de 56 mil investidores com mais de R$ 2 bilhões em investimentos listados na bolsa, segundo os dados da B3 até o mês de maio. 
2
Cultura e Entretenimento - 8 minutos atrás Orquestra Sinfônica do RN e Deusa do Forró inauguram o São João Potiguar Apresentação gratuita celebra a cultura nordestina com acordes da música clássica e promete animar a plateia que for ao Papódromo nesta quarta-feira (19)
3
Brasil - 14 minutos atrás Instituto Militar de Engenharia capacita militares das três Forças para o maior exercício cibernético nos Estados Unidos O Cyber Flag é um exercício de combate cibernético multinacional coordenado pelo United States Cyber Command (U.S. Cyber Command) e United States Department of Defense (DoD), considerado o maior exercício desse tipo no mundo
4
Capa - 17 minutos atrás PL 1904/2024 é inconstitucional: OAB se manifesta sobre aborto realizado após 22 semanas de gestação O parecer técnico-jurídico da comissão criada pela Portaria 223/2024 foi apresentado e votado nesta segunda-feira (17/6) pelos 81 conselheiros federais.
5
Cidades - 22 minutos atrás Leilão online do Detran acontece nesta quinta-feira (20) em São Gonçalo do Amarante e em Mossoró Os veículos e ciclomotores estão retidos Pátio do Detran e são provenientes de apreensões não reclamadas pelos proprietários dentro do prazo de sessenta dias

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::