A empresa bancará a estrutura do transporte, já que o Porto de Natal não possui mais contrato com o Grupo CMA CGM
Natal/RN – A maior produtora de melão do Rio Grande do Norte, a Agrícola Famosa, está buscando uma solução individual para garantir o transporte de seus produtos para o mercado europeu.
A empresa, que possui 30 mil hectares irrigados e faturou R$ 1 bilhão no ano passado, firmou um contrato com a empresa Green Sea para ter disponibilidade para fazer o transporte de 35% de sua safra para a Europa pelo porto de Natal, mudando sua logística.
Para atender a nova realidade, a Agrícola Famosa criou uma nova empresa, focada principalmente no Reino Unido. O empresário Luiz Roberto Barcelos, dono da Agrícola Famosa, disse ao Novo Notícias que estão negociando preços, condições e para onde será o serviço, mas ainda não pode anunciar nada oficialmente, pois as conversas estão em andamento.
A empresa bancará a estrutura do transporte, já que o Porto de Natal não possui mais contrato com o Grupo CMA CGM, que era responsável pelo transporte marítimo e conteinerização no porto da capital potiguar. As conversas estão acontecendo e existe a perspectiva de uma operação ter início entre julho e agosto, segundo a Companhia Docas Do Rio Grande do Norte – CODERN.
“Vale ressaltar que, neste momento, a safra de frutas acabou, período em que o navio da CMA CGM muitas vezes diminuía a frequência da vinda a Natal, entre abril e julho”, disse a CODERN.
O secretário Guilherme Saldanha, da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca, que viajou no início do ano para Portugal com o objetivo de conseguir um substituto para a CMA CGM, afirmou que o Governo do Estado está preocupado e tem interesse em que as frutas produzidas no Rio Grande do Norte sejam exportadas pelo porto de Natal. Por isso, a Secretaria juntou um grupo de principais exportadores para viabilizar a atração de novas companhias marítimas para a região.
“A expectativa agora é saber quem será o novo presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) para que, juntos, Governo do Estado, CODERN e demais exportadores possam viabilizar cada vez mais o transporte das frutas produzidas na região”, falou Guilherme.
Segundo o secretário, uma nova companhia marítima substituirá a CMA/CGM com uma rota semanal e a intenção é buscar um segundo navio para termos duas rotas semanais. De acordo com o titular da SAPE, é a mesma empresa que está em negociação com o empresário Luiz Roberto Barcelos. A preocupação do Governo é que a fruta não saia da região e deixe de ser exportada pelo porto de Natal.
“Hoje está cada dia mais competitivo esse negócio de operação portuária, mas a gente tem essa preocupação, tem trabalhado e já lhe adianto: vai existir uma nova companhia marítima com rota e frequência semanal, levando parte de nossas frutas. O que a gente tá querendo é otimizar, fazer com que a gente tenha cada vez mais navios transportando nossas frutas”, finalizou Saldanha.
FONTE: NOVO NOTÍCIAS
Foto de capa: Carlos Oliveira / Natal em Foco.
Tags: Agrícola Famosa, Agro, CMA CGM, Codern, Exportações, Porto de Natal, Rio Grande do Norte
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:Agrícola Famosa, Agro, CMA CGM, Codern, Exportações, Porto de Natal, Rio Grande do NorteDesenvolvido por Argo Soluções
:::: PUBLICIDADE :::::
::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::