Natal/RN – Paraíba é o estado mais competitivo da região Nordeste, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados de 2024, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com Seall e Tendências Consultoria.
Todos os resultados do levantamento serão apresentados no evento de lançamento do ranking, no dia 21 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Em 2024, Paraíba está 12º lugar no ranking nacional. O ranking consolida o resultado com base em pilares estratégicos para avaliar o desempenho dos estados.
Sendo assim, o resultado foi puxado, principalmente, por seu 6º lugar geral em infraestrutura e em segurança pública. Além disso, está em 10º em solidez fiscal e em 11º em inovação. O estado aumentou, de 2016 até 2024, três posições em média.
Ceará está em 14º lugar na lista nacional e em segundo na regional. O estado figura como vice-líder geral em educação, pilar que subiu duas posições. Também está em 8º em inovação (um avanço de cinco casas) e em 12º em sustentabilidade ambiental.
Na sequência está Alagoas, que aparece na 17º colocação no ranking geral. Os pontos fortes são segurança pública (11º), inovação capital humano (12º) e educação (17º). O estado também subiu em média 10 posições, considerando os últimos oito anos.
Subindo uma posição em relação ao ano passado, Sergipe está 18º lugar na lista nacional. Está melhor posicionado em infraestrutura (9º); em solidez fiscal (11º), pilar em que subiu nove posições; e em inovação (13º).
Caindo três posições em relação a 2023, Pernambuco está em 19º lugar no ranking. Apesar de o resultado não ser positivo na média, o estado está em 9º lugar geral em inovação e em 13º em educação, pilar que subiu três colocações em comparação com o último ranking.
Piauí, na 20º posição, subiu duas posições ao analisarmos os números anteriores. Apesar de não estar entre os líderes, trata-se da melhor colocação desde o início do levantamento. Pontuou bem em potencial de mercado (7º), educação (10º) e solidez fiscal (13º).
Em 22º lugar está Bahia, que se destacou também em solidez fiscal (3º) e eficiência da máquina pública (10º). Maranhão está na 23º colocação, com boa atuação em potencial de mercado (4º) e segurança pública (8º).
Por fim, em 24º, encontra-se Rio Grande do Norte, que desempenhou bom papel em políticas voltadas à segurança pública (9º) e inovação (10º).
Fonte: Assessoria.
Foto: Governo da Paraíba.
Tags: Economia, Nordeste, Paraíba
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:Economia, Nordeste, ParaíbaDesenvolvido por Argo Soluções
:::: PUBLICIDADE :::::
::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::