Natal/ RN - quarta-feira, 22 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Palco Giratório Sesc 2023 inicia em Natal e Caicó

Publicado em: 05/10/2023 - 7h10
Palco Giratório Sesc 2023 inicia em Natal e Caicó

Em outubro e novembro, o maior circuito nacional de espetáculos de circo, teatro e dança, o Palco Giratório, promovido pelo Sesc em todo o Brasil, volta a circular pelo Rio Grande do Norte.

No ano em que são celebrados os 25 anos do projeto, o Palco Giratório é marcado pela retomada dos espetáculos presenciais, pela atualidade dos debates e pela diversidade das expressões. O projeto traz para Natal e Caicó apresentações de grupos artísticos do Ceará, Pernambuco e Piauí.  

A peça teatral “Narrativas Encontradas numa Garrafa Pet na Beira da Maré”, do grupo São Gens do Teatro (PE), tem como espaço cênico e conceitual o universo do mangue e das palafitas, e busca discutir temas de suma importância para a sociedade contemporânea, como machismo, violência policial, racismo e vulnerabilidade social. A classificação indicativa é 16 anos, e a apresentação acontece às 19h de hoje (05/10), no Teatro da Casa da Ribeira. 

Diretamente de Teresina para o Seridó potiguar, o Grupo Vagão (PI) apresenta “Clássicos de Palhaços”, contando as desventuras cotidianas de três palhaços nordestinos – Beiju, Batata e Cuscuz – que vivem em um pequeno circo no sertão. Com classificação livre, o espetáculo circense acontece em duas edições: às 19h30 de hoje (05/10), na sede da Associação Cultural Trapiá; e no sábado (07/10), às 19h30, na Praça Cícero Expedito. 

A programação conta ainda com uma dobradinha de artistas cearenses. O espetáculo de dança “Iracema”, protagonizado e idealizado por Rosa Primo (CE), acontece no dia 06/10 (sexta-feira), e utiliza da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente. Já a peça “E.L.A.”, da atriz e produtora Jéssica Teixeira (CE), será realizada no dia 07/10 (sábado), e traz um solo autêntico e instigante abordando a construção de outras possibilidades corporais, cênicas e perspectivas futuras para o corpo. 

Após circular por todo o país representando o Rio Grande do Norte, em novembro, Caicó receberá a apresentação do espetáculo potiguar “A Invenção do Nordeste”, do Grupo Carmin. A peça, que é vencedora do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia e do Cesgranrio de Melhor Espetáculo, aborda o surgimento e a trajetória histórica da Região Nordeste e propõe a desconstrução da imagem estereotipada do nordestino. A apresentação será no dia 08 de novembro, às 20h, no Centro Cultural Adjuto Dias. 

Em Natal, todas as apresentações ocorrem no Teatro da Casa da Ribeira, sempre às 19h, com ingressos distribuídos no local uma hora antes do espetáculo, mediante a troca por 1kg de alimento não perecível. Já em Caicó, as apresentações terão entrada gratuita. 

Palco Giratório 

O Palco Giratório 2023 vai rodar o país com 15 espetáculos de circo, dança e teatro que refletem demandas de nosso tempo histórico, como as cenas negras, o teatro realizado por mulheres, a contínua reinvenção da tradição, o anseio por espaços de partilha com públicos de variados gêneros, faixas etárias e classes sociais entre muitas outras temáticas. Ao longo de 2023, 464 artistas serão mobilizados pelo projeto, que vai circular 73 cidades, com 238 apresentações. 

Confira o cronograma de apresentações no Rio Grande do Norte

Espetáculo Teatral: “Narrativas Encontradas numa Garrafa Pet na Beira da Maré” – Grupo São Gens de Teatro (PE) 

Data e hora: Quinta-feira (05/10), às 19h 

Local: Teatro da Casa da Ribeira – Natal/RN 

Classificação Indicativa: 16 anos 

Entrada: 1kg de alimento não perecível 

Espetáculo Circense: “Clássicos de Palhaços” – Grupo Vagão (PI) 

Primeira sessão: 

Data e hora: Quinta-feira (05/10), às 19h30 

Local: Sede da Associação Cultural Trapiá – Caicó/RN  

Segunda sessão: 

Data e hora: Sábado (07/10), às 19h30 

Local: Praça Cícero Expedito – Caicó/RN 

Classificação Indicativa: 14 anos 

Entrada gratuita 

Espetáculo de Dança: “Iracema” – Rosa Primo (CE) 

Data e hora: Sexta-feira (06/10), às 19h 

Local: Teatro da Casa da Ribeira – Natal/RN 

Classificação Indicativa: Livre 

Entrada: 1kg de alimento não perecível 

Espetáculo de Teatro: “E.L.A.” – Jéssica Teixeira (CE) 

Data e hora: Sábado (07/10), às 19h 

Local: Teatro da Casa da Ribeira – Natal/RN 

Classificação Indicativa: 14 anos 

Entrada: 1kg de alimento não perecível 

Espetáculo de Teatro: “A Invenção do Nordeste”– Grupo Carmin (RN) 

Data e hora: 08/11, às 20h 

Local: Centro Cultural Dep. Adjunto Dias – Caicó/RN 

Classificação Indicativa: 14 anos 

Entrada gratuita 

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::