Natal/ RN - terça-feira, 18 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Ilustrador potiguar lança romance ambientado em Natal e Pipa

Publicado em: 05/10/2023 - 8h33
Ilustrador potiguar lança romance ambientado em Natal e Pipa

Aureliano Medeiros escreveu e ilustrou sua segunda ficção numa proposta que pode render turismo literário

Sonhos, desenhos e memórias pintam a paisagem de Reinventando Denise (Companhia Editora Nacional), romance escrito e ilustrado pelo potiguar Aureliano Medeiros, que será lançado no próximo sábado (7) às 16h30 no Mahalila Café e Livros. Ambientado entre Natal e Pipa, para além de entretenimento, o enredo faz refletir sobre a dificuldade que o natalense tem de conservar seus patrimônios históricos e heranças culturais.

Aureliano, conhecido nacionalmente pelo perfil “Oi Aure” no instagram, retorna à ficção pela primeira vez desde Madame Xanadu, seu livro de estreia, contando a história de Denise, uma influenciadora digital natalense que, depois de longa temporada em São Paulo, volta para o RN na intenção de reconstruir as relações que tinha antes de se mudar para a capital paulista. Diferente de Xanadu, a trama é alegre e divertida. “Denise é aquela menina popular que todos querem andar na hora do intervalo escolar”, explica o autor.

O tema “reconstrução” não aparece só de forma subjetiva, visto que uma das intenções da protagonista é remontar a estátua do Anjo Azul, criada pelo artista plástico Jordão, que por poucos anos figurou à frente da galeria de arte homônima, no bairro do Tirol, em Natal.

Além dos escombros do anjo azul, Reinventando Denise também traz outras paisagens potiguares, como o café/sebo Mahalila e os cenários paradisíacos da praia de Pipa, com a praia do amor, a badalada avenida baía dos golfinhos e os olhos atentos dos desenhos de Rafa Santos. O sotaque e a cadência no falar dos personagens garantem uma experiência personalizada ao leitor potiguar. Já os leitores que não conhecem o Rio Grande do Norte vão terminar de ler o livro procurando passagens para comprar.

Entre as referências, o autor passeia por Alice no País das Maravilhas, David Lynch, Caio Fernando Abreu e Elena Ferrante para contar uma história que só poderia acontecer em terras potiguares. A música também é parte fundamental da trama, com a presença de canções de Marina Lima, Kid Abelha e Chiclete com Banana. Com capa e ilustrações também criadas por Aureliano, Reinventando Denise mistura, em sua visualidade, a xilogravura da literatura de cordel, os desenhos animados dos anos 1920, A tábua de esmeralda de Jorge Ben Jor e o cartum brasileiro dos anos 80.

“A personalidade descompassada e autêntica de Denise, as referências artísticas que consegui imprimir e, sobretudo, a ambientação em Natal faz dessa obra um veículo do meu coração. Espero que os leitores locais se identifiquem e, aos outros, desejo que sintam o ritmo da minha cidade”, enfatiza Aureliano.

Publicado pela Companhia Editora Nacional, fundada em 1925 por Monteiro Lobato, Reinventando Denise faz parte de um processo de reestruturação do catálogo da editora paulista. Para Cláudio Varela, gerente editorial, Aureliano é um autor importante nesse novo momento: “Ter um autor como Aureliano no catálogo da Nacional é abrir-se à diversidade de perspectivas culturais e criativas. Ele é capaz de enriquecer a narrativa de fatos ordinários com uma voz autêntica, além de estabelecer uma comunicação eficiente e emocional com o leitor por meio de um olhar artístico singular”, explica Varela.

SOBRE O AUTOR
Aureliano trabalha com ilustração e escrita há 10 anos e ficou conhecido nas mídias sociais por seus cartuns autobiográficos sobre questões de saúde mental, corpo e cotidiano. Seu primeiro livro, Madame Xanadu, foi publicado em 2015 pela potiguar Editora Tribo e reeditado em 2021, para a Companhia Editora Nacional. Além dos romances, Aureliano publicou ainda a coletânea de cartuns Mercúrio Cromo (2017), as narrativas visuais O menino que desaprendeu a chorar (2019), A viagem do barco azul (2021) e o infantil Onde foi a Dona Pata? (2023). Reinventando Denise é seu sétimo livro.

SERVIÇO
Lançamento de Reinventando Denise
Sábado (7/10) às 16h30
Mahalila Café & Livros

Assessoria.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Mais lidas
1
Destaques - 47 minutos atrás Oportunidade: XP seleciona profissionais para assessoria de investimentos em Natal Só no estado do Rio Grande do Norte, são mais de 56 mil investidores com mais de R$ 2 bilhões em investimentos listados na bolsa, segundo os dados da B3 até o mês de maio. 
2
Cultura e Entretenimento - 52 minutos atrás Orquestra Sinfônica do RN e Deusa do Forró inauguram o São João Potiguar Apresentação gratuita celebra a cultura nordestina com acordes da música clássica e promete animar a plateia que for ao Papódromo nesta quarta-feira (19)
3
Brasil - 58 minutos atrás Instituto Militar de Engenharia capacita militares das três Forças para o maior exercício cibernético nos Estados Unidos O Cyber Flag é um exercício de combate cibernético multinacional coordenado pelo United States Cyber Command (U.S. Cyber Command) e United States Department of Defense (DoD), considerado o maior exercício desse tipo no mundo
4
Capa - 1 hora atrás PL 1904/2024 é inconstitucional: OAB se manifesta sobre aborto realizado após 22 semanas de gestação O parecer técnico-jurídico da comissão criada pela Portaria 223/2024 foi apresentado e votado nesta segunda-feira (17/6) pelos 81 conselheiros federais.
5
Cidades - 1 hora atrás Leilão online do Detran acontece nesta quinta-feira (20) em São Gonçalo do Amarante e em Mossoró Os veículos e ciclomotores estão retidos Pátio do Detran e são provenientes de apreensões não reclamadas pelos proprietários dentro do prazo de sessenta dias

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::