Natal/ RN - terça-feira, 21 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Saiba como é o presídio de segurança máxima de onde dois presos fugiram em Mossoró

Publicado em: 14/02/2024 - 4h36
Saiba como é o presídio de segurança máxima de onde dois presos fugiram em Mossoró

Os dois presos que escaparam do presídio de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte, fugiram às 3h17 da madrugada, apurou a CNN.

Os fugitivos escalaram uma das luminárias, tiveram acesso ao teto, cortaram a cerca e pularam. Ao contrário da penitenciária de Brasília, o presídio de Mossoró não tem uma muralha para contenção.

Os investigadores trabalham com a possibilidade de falha humana ou cooptação. Isso porque ainda não há respostas sobre como eles atravessaram pelo menos 3 portas – cela, corredor e pátio – e como burlaram o circuito fechado de câmeras de TV.

O Ministério da Justiça suspeita que uma obra no pátio do Presídio Federal tenha diminuído a segurança da unidade, acarretando a primeira fuga do Sistema Penitenciário Federal. Segundo integrantes do Ministério, por conta da obra, um detector de metais estava desativado e os agentes penitenciários não estavam passando pelo procedimento, então poderia entrar com material que normalmente é proibido.

“A estrutura não é simples, tem até monitoramento”, disse um policial em relato reservado à CNN. As autoridades trabalham numa apuração rigorosa dos fatos para resgatar a credibilidade do sistema que, em 20 anos, nunca registrou uma fuga.

Veja ainda

Fugitivos de presídio de segurança máxima são ligados ao Comando Vermelho

Os dois presos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na manhã desta quarta-feira (14) são ligados a facção criminosa Comando Vermelho. A informação foi confirmada pela CNN.

Os foragidos são Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, ambos do Acre.

A Penitenciária registrou a primeira fuga na história do sistema penitenciário federal, que reúne cinco edificações de segurança máxima.

Saiba como é o presídio de segurança máxima de onde dois presos fugiram em Mossoró

A Penitenciária Federal de Mossoró (RN), a cerca de 280 quilômetros de Natal, foi inaugurada em julho de 2009 e tem capacidade para abrigar até 208 presos. Foi de lá que dois presos fugiram nesta quarta-feira (14). Foi o primeiro registro na história de fuga em presídio federal de segurança máxima no Brasil.

A unidade integra o Sistema Penitenciário Federal (SPF), que tem, ao todo, cinco penitenciárias federais em todo o país, todas de segurança máxima. Além de Mossoró, há presídios do tipo em Brasília (DF), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR).

As cadeias do SPF têm projeto arquitetônico semelhante, com cerca de 12,3 mil metros quadrados de área construída. As celas são individuais e possuem 6 metros quadrados, dentro das quais os presos permanecem por 22 horas do dia. Os internos têm direito a banho de sol de duas horas.

Fonte: CNN Brasil.

 

Tags: , , , , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, , , , ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::