

Com 2.732 mil habitantes (Censo IBGE 2020), a cidade de Lagoa de Velhos/RN venceu na categoria Infraestrutura e mobilidade urbana (até 30 mil habitantes). Foi o único município do RN a constar na lista da premiação
Prêmio Band Cidades Excelentes avaliou o ciclo completo do mandato dos prefeitos nos últimos quatro anos
A Band promoveu, nesta segunda-feira (1º), o Prêmio Band Cidades Excelentes 2024, com os vencedores da quarta etapa nacional em Brasília (DF).
A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.
O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio.
A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.
Confira as vencedoras
Governança, eficiência e transparência
Menor que 30 mil habitantes
Rinópolis – SP
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Araçoiaba da Serra – SP
Acima de 100 mil habitantes
Belo Horizonte – MG
Educação
Menor que 30 mil habitantes
Santo Antônio do Aracanguá – SP
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
São Bento do Sul – SC
Acima de 100 mil habitantes
Muriaé – MG
Saúde e bem-estar
Menor que 30 mil habitantes
Nova Erechim – SC
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Coruripe – AL
Acima de 100 mil habitantes
Arapiraca – AL
Infraestrutura e mobilidade urbana
Menor que 30 mil habitantes
Lagoa de Velhos – RN
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Vacaria – RS
Acima de 100 mil habitantes
Umuarama – PR
Sustentabilidade
Menor que 30 mil habitantes
Formosa do Oeste – PR
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Araçoiaba da Serra – SP
Acima de 100 mil habitantes
Pinhais – PR
Desenvolvimento socioeconômico e ordem pública
Menor que 30 mil habitantes
Rio Quente – GO
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Amparo – SP
Acima de 100 mil habitantes
Itajaí – SC
Prêmio IGMA Geral | Cidade Excelente
Menor que 30 mil habitantes
Indianópolis – PR
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Lençóis Paulista – SP
Entre 100 mil e 500 mil habitantes
Catanduva – SP
Acima de 500 mil habitantes
Uberlândia – MG
Capitais
Belo Horizonte – MG
Saiba mais sobre a cidade

Lagoa de Velhos, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião da Borborema Potiguar. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 2.651 habitantes. Área territorial de 112 km². Seus habitantes são ditos lagoa-velhenses.
Em terras pertencentes a Carlos da Rocha, nos idos de 1706, no riacho dos Velhos que desaguava no rio Potengi, teve início o povoamento da área. A propriedade chamada popularmente de Lagoa de Velhos é banhada pelo riacho São Pedro, um afluente da ribeira do Potengi.
As terras da localidade podem ter sido incluídas nas sesmarias pertencentes a dona Joana Gomes Freire, grande latifundiária da região por volta de 1754, chegando a dar o seu nome à serra de Joana Gomes.
No ano de 1830, o proprietário da localidade chamava-se José Correia, mas João Anselmo veio a ser o primeiro morador do sítio, em 1837, onde se erguera o futuro núcleo populacional.
Há uma tradição dos mais antigos da localidade de que um casal de velhos morava às margens da lagoa, entre os anos de 1800 e 1820, e a referência do povo sobre a presença deles na área serviu de batismo para o povoado. Mas é forte a influência no nome do povoado, posteriormente cidade, a partir do nome do riacho chamado dos Velhos por volta de 1706.
Lentamente, o povoado foi crescendo. Em 1862, Lagoa de Velhos já era uma fazenda desenvolvida e famosa na região, contando com vários aspectos de uma povoação simples.
Em 11 de maio de 1962, através da Lei nº 2.797, Lagoa de Velhos foi desmembrado de Sítio Novo, tornando-se município do Rio Grande do Norte, cuja primeira prefeita constitucional foi a Senhora Fausta Carvalho de Lira, esposa de Inácio José de Lira, grande líder político local e apoiador do Coronel Teodorico Bezerra.
Elevado á categoria de município com a denominação de Lagoa de Velhos, pela lei estadual nº 2797, de 11 de maio de 1962, desmembrado de Sítio Novo. Sede no atual distrito de Lagoa de Velhos ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em, 20 de junho de 1962.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Natal em Foco com Band.
Foto: Prefeitura de Lagoa de Velhos.
Tags: Cidades, Lagoa dos Velhos
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no X, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, Shows, dicas de hoteis e eventos. Natal em Foco,  Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:Cidades, Lagoa dos Velhos