

O Plano de Ação do Ecossistema Local de Inovação (ELI) de Macaíba foi oficialmente lançado na Casa do Empresário do município. Na ocasião, houve a apresentação da cronologia e da metodologia a ser utilizada para formação do ambiente de inovação proposto.
A articulação conta com “diferentes atores”, entre os quais empresários, representantes da Prefeitura, instituições de ensino de pesquisa, Instituto Santos Dumont, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), Fecomércio/RN, Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba e organizações não governamentais, como grupos de escoteiros. A FIERN, por meio da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC), participou do evento.
Durante o lançamento do Plano, também houve o painel sobre “A importância do Ecossistema Local de Inovação e como o ELI auxilia o desenvolvimento socioeconômico no município”. Nesse painel, a secretária executiva da COINCITEC/FIERN (Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia) e gestora do NAGI/FIERN (Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação), Susie Alves de Macedo, destacou os desafios que os ELIs enfrentam, entre os quais a necessidade de desenvolvimento de talentos e possíveis restrições financeiras.
Susie Macedo apontou que “para alcance de êxitos é preciso ampliar ações, programas e projetos integrados, que tenham capilaridade e ineditismo com diferenciais relevantes em seus modelos de negócios”.
O painel foi mediado por Edinete Nascimento, analista técnica do SEBRAE na Agência Currais Novos/RN e líder do InovAtiva no RN. Também participaram do debate Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque no IMD (Instituto Metrópole Digital) e o presidente da REPIN (Rede Potiguar de Incubadoras e Parques Tecnológicos); Mattson Ranier, vereador em Currais Novos/RN, membro da Governança do ELI Currais Novos/RN, CEO e cofundador da startup Treinow e líder na comunidade de empreendedorismo Potiguaras; e Anderson Azevedo, que foi por cinco anos presidente da CDL Currais Novos, atualmente vice da FCDL-RN e membro da governança do ELI Currais Novos e do programa LÍDER Geoparque Seridó.

No ELI de Macaíba, foram identificados como setores prioritários para serem trabalhados pelo “Ecossistema Local de Inovação” os setores da indústria, do comércio, dos serviços, do agronegócio, da saúde e da educação.
As três “macroestratégias” definidas estão focadas em fomentar o empreendedorismo inovador nos níveis da educação no município, desenvolver ações de melhoria para infraestrutura do Ecossistema e integrar todos os setores econômicos e instituições ao Ecossistema.
Os debates incluíram análise dos “pontos fortes” e as estratégias táticas para minimizar os “pontos fracos”, além das “possíveis ameaças” que possam se caracterizar como obstáculos para a implementação e a efetivação do ELI.
Também foram abordadas as perspectivas de atração de diversas startups (empresas emergentes) e empresas consolidadas, além dos incentivos à cultura do empreendedorismo, formação e captação novos talentos, com geração de emprego e renda para a população do município de modo geral.
Assessoria.
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no X, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, Shows, dicas de hoteis e eventos. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:Cidades, Fiern, Macaíba