Natal/ RN - quinta-feira, 13 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Semurb alerta sobre regras de uso da publicidade do tipo flyer banner

Publicado em: 25/03/2023 - 6h37
Semurb alerta sobre regras de uso da publicidade do tipo flyer banner

Um novo tipo de publicidade está se tornando comum nas ruas de Natal nos últimos meses. São as chamadas wind flag banner, fly banner ou flyer flag, em português, banner bandeira. Todavia, o que muita gente não sabe, é que esse meio de divulgar uma marca ou produto em estabelecimentos, eventos, feiras e pontos de vendas não pode ser instalado de maneira fixa no passeio público. E como outros meios publicitários, também necessita ser licenciado pela prefeitura.

Pela legislação municipal, todo e qualquer anúncio visto do logradouro público deve estar autorizado pelo órgão de controle municipal. Em Natal, cabe a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) orientar, fiscalizar e licenciar os anúncios de publicidade, seja na fachada de um estabelecimento, em muros, outdoor, etc..

O fly banner, por sua capacidade de mobilidade e manuseio, geralmente é instalado nas calçadas, o que agrava a situação, pois além da ausência de autorização interfere na circulação de pedestres, o que também é infração à legislação municipal, explica o Supervisor de Fiscalização e Controle de Autorizações e Licenças Ambientais da Semurb, Evânio Mafra.

Ainda segundo Mafra, esse meio publicitário pode ser utilizado temporariamente e em momentos específicos mediante prévio licenciamento. “Há a possibilidade de se instalar wind flags e/ou outros tipos de publicidade em locais públicos. Todavia, a autorização para uso de flyer flags em logradouro público deve ser para eventos de curta duração, também devidamente licenciados. Por exemplo, eventos esportivos, comemorativos e outras situações específicas”, conta.

Considera-se propaganda irregular todo e qualquer tipo de anúncio afixado, inscrito ou pintado, visto do logradouro público que não possua autorização da municipalidade ou que esteja em desacordo com o Decreto Municipal nº 4621/1992. Também é proibido por lei a publicidade de bens e serviços nos equipamentos urbanos de Natal, como postes de iluminação, viadutos, passarelas, paradas de ônibus ou qualquer outro mobiliário urbano.

“A Semurb realiza a fiscalização semanalmente para a remoção dos materiais publicitários ilegais de toda a capital potiguar. Faixas, balões, placas, cartazes, cavaletes, tabuletas e similares são removidos e inutilizados pelos agentes e o responsável ainda fica sujeito a uma multa pecuniária que pode chegar aos R$ 2.455,01 por publicidade apreendida”, revela o supervisor.

No caso específico das wind flag, neste momento, a fiscalização adotou a metodologia de dupla vistoria. Sendo, na primeira, lavrada uma notificação para que o responsável faça a sua remoção e regularize as demais publicidades e também a própria atividade, pois será solicitado o Alvará de Funcionamento. E, caso se constate a continuidade do ato infracional, será aplicada a multa pecuniária e a remoção dos meios irregulares, se a situação exigir.

As denúncias de publicidade irregular em área pública podem ser feitas pela população na Ouvidoria da Semurb, de segunda a sexta-feira, pelo (84) 3616 9829, das 8h ás 14h. Ou ainda, pelo e-mail [email protected].

Licença de Publicidade

Os meios de Publicidade ao ar livre em Natal estão regulamentados pelo decreto Nº 4.621, de 06 de julho de 1992. Além deste decreto, o Código de Meio Ambiente (Lei Nº 4.100 de 19 de junho de 1992) também deve ser observado em alguns casos, além da Lei Nº 4.748 de 30 de abril de 1996, que regulamenta a limpeza urbana no Município.

Deve recolher a taxa de licença para publicidade todas as pessoas físicas ou jurídicas, responsáveis pela veiculação da publicidade. Para mais informações sobre o licenciamento de publicidade acesse: https://www.natal.rn.gov.br/semurb/portal-do-licenciamento

Ascom.

Tags:

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:


Mais lidas
1
Capa - 4 horas atrás Sol, praia, gastronomia e aventura fazem de Canoa Quebrada uma das principais escolhas para as férias no Nordeste Quem visita Canoa Quebrada tem por obrigação contemplar e também eternizar esses momentos na memória
2
Capa - 4 horas atrás Fecomércio RN é homenageada por contribuir para o desenvolvimento de Natal O evento, proposto pela mesa diretora da CMN, reconheceu personalidades, empresas e instituições que contribuem para o desenvolvimento da cidade
3
Destaques - 9 horas atrás Sebrae oferece orientação aos MEIs que não declararam faturamento em 2024 Mais de 7,2 milhões de microempreendedores individuais (MEI) de todo o país não entregaram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) dentro do prazo, que terminou no dia 31 de maio
4
Política - 9 horas atrás FIERN participa de audiência pública sobre oportunidades e riscos para o desenvolvimento sustentável na ALRN No Brasil são produzidas 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos e a tendência é aumentar. Muito desse número são materiais que podem ser reaproveitados pelas indústrias, ao invés de usarem matéria-prima virgem ou destinar os resíduos para aterros e lixões
5
Capa - 9 horas atrás Presidente da Fecomércio RN participa de audiência pública sobre Desenvolvimento Sustentável O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes de diversos setores. A presença do presidente da Fecomércio RN reforçou o compromisso da entidade com a promoção de práticas empresariais responsáveis e sustentáveis

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::