Natal/ RN - quinta-feira, 13 de junho de 2024
(84) 99128-5300

Juventude global: Encontro reuniu mais 400 jovens de diversas regiões do RN

Publicado em: 10/06/2024 - 5h49
Juventude global: Encontro reuniu mais 400 jovens de diversas regiões do RN

Nesta segunda-feira (10), a Escola de Governo foi o cenário do Encontro Regional do Y20, reunindo mais de 400 jovens de diversas regiões do estado.

O evento promoveu uma jornada de diálogo, colaboração e construção de soluções para os desafios globais contemporâneos, oferecendo uma plataforma essencial para a troca de ideias e propostas sobre temas cruciais que afetam a juventude global.

“Não há um momento de ruptura, um momento de transformação da sociedade brasileira que o protagonismo da juventude não tenha sido um fator determinante. E assim será em todos os tempos,” afirmou o procurador geral do Estado, Antenor Roberto, que na ocasião representou a governadora Fátima Bezerra. Ele destacou a importância do papel dos jovens na sociedade e a capacidade deles em pensar e construir soluções.

O subsecretário da juventude, Gabriel Medeiros, ressaltou a importância do evento: “São mais de 400 jovens reunidos para elaborar a opinião da juventude potiguar sobre as principais questões globais.”

O Chair do Grupo Juventude 20, Marcus Barão, acrescentou: “Nem sempre a gente encontra espaços como esse. Durante alguns anos foi muito difícil encontrar espaços como esses. Mas, felizmente, a gente está vivendo um novo momento, e nesse novo momento, espaços como esses são possíveis.”

“Esta agenda do G20 abre para nós uma oportunidade muito grande, e para vocês uma oportunidade maior ainda. Investir na juventude é investir no futuro,” disse Isis Oliveira, secretária da Sethas.

Luana Bezerra, presidenta do Conselho Estadual da Juventude (Cejuv), destacou a importância do evento para o estado: “O RN tem muita sorte de estar sediando um evento dessa magnitude. A UFRN ingressou com o curso de Relações Internacionais, e isso é muito importante que logo em seguida tenhamos este encontro com o mesmo objetivo. Sairemos daqui com uma carta com os objetivos que o estado pensa para o futuro, um futuro internacionalista e engajado com outros estados e municípios.”

Além dos já citados, também estiveram presentes Brisa Bracchi, vereadora de Natal; Isolda Dantas, deputada estadual; Brunna Brelaz, representante do Conselho Nacional de Juventude; Marília Closs, pesquisadora da Plataforma Cipó; Pedro Durval, representante da Secretaria Nacional da Juventude; Luh Vieira – presidenta da UEE; Pedro Matias, secretário da juventude da Paraíba.

Programação do Evento

A programação do evento começou às 8h com a recepção dos participantes e seguiu às 9h com a abertura oficial. Às 10h, a “Mesa de Diálogo – Desafios Globais para a Juventude” reuniu líderes de diferentes áreas para compartilhar suas visões. Entre os palestrantes estavam Brunna Brelaz, representante do Conselho Nacional de Juventude, Marcus Barão, chair do Y20 no Brasil, Pedro Durval, representante da Secretaria Nacional da Juventude;e Marília Closs da Plataforma Cipó. Eles discutiram questões críticas como inclusão social, mudanças climáticas e governança global.

Após o almoço às 12h30, a tarde foi dedicada aos Grupos de Trabalho (GTs), que começaram às 13h30. Cada grupo focou em um tema específico, facilitando discussões aprofundadas e a formulação de propostas concretas.

• GT1: Mundo do Trabalho e Combate à Pobreza (Auditório Master – Metade Plenário)
Relatora: Jaqueline Silva (Marcha Mundial das Mulheres)
Facilitadora: Melayne Macedo (Observatório do Trabalho – SETHAS/RN)
Mediadora: Stefanny Kovalski (DCE/UFRN)

• GT2: Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável (Pátio da Escola de Governo do RN)
Relator: Wilen Ivinen (DCE/UFRN)
Facilitador: Leon Aguiar (Coord. Delegação RN na COP 28)
Mediadora: Juliana Silva (CPDH)

• GT3: Governança Global, Paz e Migrações (Sala 3 da Escola de Governo do RN)
Relator: Leonardo Azevedo (Coletivo Fora da Ordem)
Facilitadores: Marília Closs (Plataforma Cipó) e Thales Egídio (CERAM)
Mediadora: Juliana Macedo (Simulação de Organizações Internacionais – SOI/UFRN)

• GT4: Realidades Juvenis e Diversidade (Auditório Master – Metade Palco)
Relatora: Adayanne Oliveira (Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude)
Facilitador: Jenair Alves (OBIJUV)
Mediadora: Janaína Lima (Frente Brasil Popular)

Os grupos de trabalho foram desafiados a refletir sobre as principais questões da agenda global e local, elaborando até cinco parágrafos com opiniões e propostas que sintetizam a mensagem da juventude potiguar. Na plenária final, as propostas consolidadas serão enviadas na forma da “Carta da Juventude Potiguar ao G20”, um documento que simboliza a esperança e determinação das novas gerações em moldar um futuro melhor.

A tarde será encerrada com um show de Renata Falcão às 17h, celebrando o espírito de união e a energia transformadora da juventude.

O evento foi realizado em parceria com o Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Políticas Públicas de Juventude (FONAJUVE), o Conselho Estadual de Refugiados, Apátridas e Migrantes (CERAM) e o Conselho Estadual de Juventude (CEJUV).

Ascom.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Mais lidas
1
Capa - 5 horas atrás Sol, praia, gastronomia e aventura fazem de Canoa Quebrada uma das principais escolhas para as férias no Nordeste Quem visita Canoa Quebrada tem por obrigação contemplar e também eternizar esses momentos na memória
2
Capa - 5 horas atrás Fecomércio RN é homenageada por contribuir para o desenvolvimento de Natal O evento, proposto pela mesa diretora da CMN, reconheceu personalidades, empresas e instituições que contribuem para o desenvolvimento da cidade
3
Destaques - 10 horas atrás Sebrae oferece orientação aos MEIs que não declararam faturamento em 2024 Mais de 7,2 milhões de microempreendedores individuais (MEI) de todo o país não entregaram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) dentro do prazo, que terminou no dia 31 de maio
4
Política - 10 horas atrás FIERN participa de audiência pública sobre oportunidades e riscos para o desenvolvimento sustentável na ALRN No Brasil são produzidas 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos e a tendência é aumentar. Muito desse número são materiais que podem ser reaproveitados pelas indústrias, ao invés de usarem matéria-prima virgem ou destinar os resíduos para aterros e lixões
5
Capa - 10 horas atrás Presidente da Fecomércio RN participa de audiência pública sobre Desenvolvimento Sustentável O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes de diversos setores. A presença do presidente da Fecomércio RN reforçou o compromisso da entidade com a promoção de práticas empresariais responsáveis e sustentáveis

Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::