Natal/ RN - quarta-feira, 22 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Currais Novos vai sediar Fórum de Geoparques dos países de língua portuguesa

Publicado em: 01/03/2024 - 8h31
Currais Novos vai sediar Fórum de Geoparques dos países de língua portuguesa

O evento está agendado para ocorrer no Seridó Geoparque Mundial da Unesco, em Currais Novos, entre os dias 25 a 28 de junho.

Anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra, em Portugal, durante a programação da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)

A governadora Fátima Bezerra anunciou nesta quinta-feira (29), em Portugal, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), as datas do Fórum de Geoparques dos países de língua portuguesa, que será sediado este ano no Rio Grande do Norte. O evento está agendado para ocorrer no Seridó Geoparque Mundial da Unesco, em Currais Novos, entre os dias 25 a 28 de junho.

A conferência vai permitir o intercâmbio e troca de experiências entre os gestores dos 10 Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa. Atualmente, são cinco em Portugal e outros cinco no Brasil, incluindo o Geoparque Seridó.

“Estamos ansiosos para receber os integrantes das unidades de conservação de Portugal e dos países da Língua Portuguesa em junho, na cidade de Currais Novos. Vamos apresentar as belezas do Brasil e do Rio Grande do Norte, começando pela diversidade do nosso povo e da natureza, além da cultura, gastronomia e música”, disse a governadora.

O Seridó Geoparque recebeu o reconhecimento pela Unesco como um território de relevância geológica internacional em abril de 2022, passando a integrar oficialmente o Programa Internacional de Geociências e Geoparques.

A unidade de conservação abrange uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados no semiárido do nordeste brasileiro, ocupando territórios em seis municípios do Seridó: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.

Segundo Marcos Nascimento, o Geoparque Seridó compreende uma região com 110 mil habitantes. Ele ressalta que o objetivo da unidade é garantir a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável com o turismo. “Temos um trabalho pautado na preservação do patrimônio geológico de relevância internacional. Unimos a biodiversidade de um bioma unicamente genuinamente brasileiro, a caatinga, ao patrimônio cultural de um povo, o povo do Seridó”, destacou.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destaca o potencial do turismo como gerador de emprego e renda no século 21. O Geoparque dos Países de Língua Portuguesa é defendido como um impulso ao turismo responsável e sustentável.

“O Brasil é o principal destino de ecoturismo do mundo. O turismo pode ser o grande gerador de emprego e renda no século 21, e um motor de desenvolvimento compatível com os desafios que o mundo coloca”, disse o presidente da Embratur.

Ele anunciou que estará na abertura do Fórum dos Geoparques dos países de língua portuguesa. “É um compromisso que assumi e quero agradecer suas palavras em relação à forte presença do Brasil na BTL”, detalhou.

Também participaram da solenidade de anúncio do Fórum de Geoparques o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, além de Olypio Faissol e Beatriz Goes, representantes do setor de promoção comercial da embaixada. Também estavam presentes Solange Portela, secretária de Turismo do RN; Guia Dantas, assessora Especial de Governo; Marcos Nascimento, coordenador Científico do Geoparque Seridó e professor do Departamento de Geologia da UFRN; Janaina Medeiros, diretora executiva do Consórcio do Geoparque; parlamentares da Assembleia Legislativa do RN, além de representantes dos municípios Natal, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso, Extremoz e Santa Cruz e representantes dos geoparques de Portugal e do Brasil.

Geoparques Mundiais da UNESCO no Brasil

Araripe Geoparque Mundial da UNESCO
Seridó Geoparque Mundial da UNESCO
Caminhos dos Cânions do Sul Geoparque Mundial da UNESCO
Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO
Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO

Novos frequências aéreas para o RN

Em uma das agendas do dia, a governadora Fátima Bezerra esteve com Carlos Antunes, diretor da TAP para o Brasil e América do Sul. Em novembro, início da alta temporada turística no Rio Grande do Norte, a companhia passou a ter voos diários Natal-Lisboa.

No encontro com a governadora, Antunes garantiu que a frequência dos voos diários será mantida e que em maio haverá um evento em Natal para celebrar os 25 anos de operação desse voo.

“Estamos trabalhando para que a TAP seja, cada vez mais, a companhia aérea internacional do Rio Grande do Norte”, afirmou Carlos Antunes.

Portugal é o principal mercado emissor de turistas europeus, e tem o maior número de voos internacionais para o Estado. De acordo com os dados do Sistema de Inteligência do Turismo do Rio Grande do Norte (Sírio), em média, o gasto individual diário do turista português fica em torno de R$ 462,50 com hospedagem, que dura cerca de 17 noites, em chalés, casa de familiares, hotéis e resorts. Os destinos mais procurados por eles são Pipa, Jenipabu e Natal.

“É importante nossa presença na feira de Lisboa, pelo o que significa essa porta de entrada para fomentar o turismo internacional, especialmente o europeu, no Rio Grande do Norte. E a TAP tem um papel importante nisso”, disse a governadora.

No encontro, a governadora estava acompanhada de Ricardo Gesse, executivo da Zurich Airport International, empresa que assumiu recentemente a administração do Aeroporto Internacional da Grande Natal; do presidente da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio), Marcelo Queiroz, e da secretária de Turismo do RN, Solange Portela.

Ascom.

Foto de capa: Natal em Foco.

Tags: , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::