

O ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, afirmou nesta quinta-feira (8), que entrou com uma ação cautelar para bloquear os bens de doze entidades envolvidas com os esquemas de fraude do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“Cumprindo a determinação do presidente Lula, apresentamos uma ação cautelar inominada com pedido imediato de bloqueio de bens contra 12 entidades associativas que foram criadas, credenciadas e operaram durante alguns anos em diferentes governos para lesar aposentados e pensionistas”, afirmou Jorge Messias em coletiva de imprensa.
De acordo com o AGU, o dano patrimonial sofrido pelo INSS, alcança o montante de R$ 2.567.083.470,44. O órgão ainda tomou medidas judiciais contra os dirigentes das entidades envolvidas nos descontos irregulares, como:
• Quebra dos sigilos bancário e fiscal;
• Bloqueio de atividades financeiras, incluindo o uso de cartões de crédito;
• Suspensão temporária das atividades das associações investigadas;
• Apreensão dos passaportes dos dirigentes para impedir saída do país;
• Penhora de valores movimentados por meio de criptomoedas.
Durante uma coletiva de imprensa, realizada no Palácio do Planalto, Messias ainda afirmou que os esquemas teriam sido montados ainda no governo do ex-presidente, Jair Bolsonaro.
O INSS comunicou que vai notificar os nove milhões de prejudicados com descontos irregulares a partir da próxima terça-feira (14).
O aviso terá como intuito saber se os descontos foram autorizados pelos aposentados e pensionistas, ou se foram subtrações irregulares, através de esquemas fraudulentos.
Band News.
Tags: INSS
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no X, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, Shows, dicas de hoteis e eventos. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:INSS