

Ao menos cinco novas suspeitas de foco de gripe aviária (H5N1) são investigadas no Brasil pelo Ministério da Agricultura (Mapa) por meio do Serviço Veterinário Oficial (SOV).
De acordo com o painel interativo divulgado pelo ministério, até o momento, são verificados casos de H5N1 nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Tocantins, Ceará e Sergipe.
Duas delas – Impumirim (SC) e Aguiarnópolis (TO) – são em granjas comerciais.
Nesta segunda-feira (19/5), uma suspeita registrada no município de Salitre, no Ceará, entrou na lista, de acordo com o monitoramento feito pelo Mapa e atualizado diariamente. O caso está sendo acompanhado pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri).
A propriedade rural em questão é utilizada para subsistência, ou seja, a produção não é voltada para a comercialização. A investigação do caso já está em andamento, com amostra coletada pela Adagri.
O primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial aconteceu no Rio Grande do Sul na quinta-feira (15/5), no município de Montenegro (RS), e foi informado na manhã da última sexta (16/5).
A granja atingida abrigava 17 mil aves – parte delas morreu e o restante foi sacrificado.
Atualmente, dois focos ativos da doença estão em andamento no Rio Grande do Sul: um em Montenegro – em uma propriedade de subsistência que fica no raio de 3 km da granja comercial onde surgiu o primeiro caso da doença – e outro em Sapucaia do Sul.
Suspensão das exportações
No momento, nove países e um grupo econômico suspenderam totalmente e/ou de forma preventiva a importação de frangos do Brasil. São eles:
China
União Europeia
Argentina
Chile
Uruguai
México
Canadá
África do Sul
Coreia do Sul
Japão
Conforme o plano de contingência mundial da doença, o Brasil está no terceiro estágio mais grave em uma escala que vai de um a cinco. O que levou o país ao tal estágio no plano de contingência foi justamente a identificação do foco de gripe aviária.
Os próximos níveis do plano de contingência são de emergência e crise. As situações são agravadas caso haja avanço nos cenários de transmissão do vírus para humanos.
O especialista trabalha com duas hipóteses:
Exportações de frangos e ovos diminuem como resultado do cancelamento de importações. Nesse caso, pode haver um excedente da produção das aves saudáveis, que permanecerá no mercado brasileiro, o que ajudaria a conter os preços com o aumento da oferta desses produtos no país.
Excesso de aves no mercado brasileiro pode provocar uma queda abrupta dos preços, o que não vai pagar os custos de produção dos animais. Nesse caso, a tendência é que a produção seja ajustada em função da nova realidade e isso pode fazer com que os preços subam.
Fonte: Metrópoles.
Foto: Reprodução.
Tags: Ceará, Gripe aviária, Sergipe
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no X, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, Shows, dicas de hoteis e eventos. Natal em Foco,  Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:Ceará, Gripe aviária, Sergipe