Natal/ RN - quinta-feira, 30 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Morre aos 91 anos o cartunista brasileiro Ziraldo

Publicado em: 07/04/2024 - 6h41
Morre aos 91 anos o cartunista brasileiro Ziraldo

O cartunista Ziraldo morreu, aos 91 anos, na tarde deste sábado (6/4). Consagrado como um dos maiores do segmento no Brasil, o artista morreu dormindo em sua casa na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Nascido em Caratinga, em Minas Gerais, Ziraldo Alves Pinto era o segundo de sete filhos e mostrou interesse e talento para o desenho ainda muito novo – aos seis anos de idade, teve seu primeiro desenho publicado no jornal A Folha de Minas, em 1939.

Em sua trajetória, seu maior fenômeno foi O Menino Maluquinho, que além do livro de origem publicado em 1980, rendeu inúmeros quadrinhos, animações e até mesmo produções de cinema. a A Turma do Pererê também é de autoria de Ziraldo.

Além de cartunista, Ziraldo era jornalista e tem em seu currículo passagens pelo Jornal do Brasil e pela revista O Cruzeiro. Em 1969, ele fundou junto a Jaguar, Tarso de Castro e Sérgio Cabral o jornal alternativo e semanal O Pasquim.

Com as críticas à ditadura militar em meio à vigencia do Ato Institucional número 5 (AI-5), Ziraldo chegou a ser preso três vezes. Por conta da perseguição, foi considerado anistiado político em 2008 e indenizado em mais de R$ 1 milhão pelo Estado.

Ao longo de sua carreira, chegou a ser contemplado com os prêmios da Ordem do Mérito Cultural e o Prêmio Angelo Agostini de Mestre do Quadrinho Nacional.

Após sofrer três acidentes vasculares cerebrais (AVC) desde 2018, Ziraldo estava recluso e com a saúde debilitada, chegando a ser proibido pelos médicos de conceder entrevistas.

Ziraldo deixa a esposa, Márcia Martins da Silva, e os três filhos, Daniela, Antonio e Fabrizia.

Fonte: Metrópoles.
Foto: New Mag.

Tags:

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::