Natal/ RN - sábado, 13 de julho de 2024
(84) 99128-5300

Instituto Militar de Engenharia capacita militares das três Forças para o maior exercício cibernético nos Estados Unidos

Publicado em: 18/06/2024 - 5h54
Instituto Militar de Engenharia capacita militares das três Forças para o maior exercício cibernético nos Estados Unidos

Rio de Janeiro (RJ) – O Instituto Militar de Engenharia realizou o primeiro Curso de Segurança Cibernética para Infraestruturas Críticas para preparar os militares que representaram o Brasil no exercício de combate cibernético Cyber Flag 24-1, que ocorreu no mês de maio, em Suffolk, Estados Unidos.

O Cyber Flag é um exercício de combate cibernético multinacional coordenado pelo United States Cyber Command (U.S. Cyber Command) e United States Department of Defense (DoD), considerado o maior exercício desse tipo no mundo. É a primeira vez que uma equipe brasileira foi convidada a participar do exercício. Neste ano, o exercício abordou uma temática relacionada a infraestruturas críticas da área de sistemas elétricos e petróleo.

O curso preparatório foi ministrado pelo Laboratório de Segurança Cibernética de Sistemas Ciberfísicos, cobrindo assuntos de Segurança Cibernética específicos para infraestruturas críticas como programação e segurança de dispositivos eletrônicos inteligentes (IED), controladores lógicos programáveis (PLC) e sistemas de supervisão e aquisição de dados (SCADA). Participaram desta primeira turma 19 militares do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira.

Além da preparação dos militares para o Cyber Flag, o Curso de Segurança Cibernética para Infraestruturas Críticas deixa um importante legado, uma vez que poderá ser replicado semestralmente, com o intuito de preparar recursos humanos do Brasil para a defesa de suas infraestruturas críticas em face de ataques cibernéticos e mitigar riscos à segurança do Estado e da sociedade brasileira.

Ascom.

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::