Natal/ RN - quarta-feira, 24 de abril de 2024
(84) 99128-5300

Brasil registra 113 mortes por dengue e ultrapassa os 653 mil casos prováveis

Publicado em: 20/02/2024 - 7h42
Brasil registra 113 mortes por dengue e ultrapassa os 653 mil casos prováveis

O Brasil registrou 113 mortes por dengue em 2024 e ultrapassou os 653 mil casos prováveis da doença. Os números são do painel do Ministério da Saúde, atualizado nesta segunda-feira (19).

Além disso, 438 óbitos estão em investigação. O Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás são as regiões com maior incidência de casos.

No ano de 2023, o país registrou 1.094 mortes pela doença e mais de 1,6 milhão de casos prováveis. Nos 12 meses, o Espírito Santo foi a região com maior incidência da doença, seguido por Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Distrito Federal possui a pior taxa de incidência do país, com 2.814 casos por 100 mil habitantes. Ele é seguido por Minas Gerais (1.061), Acre (644), Paraná (611) e Goiás (569). Maranhão, Alagoas, Ceará, Pernambuco e Paraíba são os estados com as menores taxas do Brasil.

As pessoas com idade entre 30 e 39 anos foram as que mais contraíram a doença, com quase 100 mil casos prováveis em pacientes nessa faixa etária. A maioria das pessoas que contraíram a doença é do sexo feminino.

Segundo dados da pasta, 75% dos focos do mosquito estão dentro de casa. Por ações coletivas e os cuidados individuais como a limpeza das vasilhas de água dos animais e vasos de plantas evitando o acúmulo de água, o armazenamento de pneus e garrafas em locais cobertos, limpeza das caixas d’água são as melhores de forma de prevenção.

A recomendação do Ministério da Saúde é para que as pessoas procurem um serviço de saúde logo nos primeiros sintomas, como febre alta, dor de cabeça, atrás dos olhos e nas articulações.

Vacinação
Nessa lista, o DF, Goiás e Acre já iniciaram a vacinação com o novo imunizante contra a doença. O público alvo são crianças de 10 e 11 anos, já que as doses são insuficientes para proteger a faixa etária anunciada como prioritária, de 10 a 14 anos. Minas Gerais e Paraná aguardam o envio do imunizante pelo governo federal para iniciar a vacinação.

Fonte: R7.

Foto: reprodução.

Tags: , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::