Cada vez mais perto da Festa da Padroeira do Brasil, chegamos ao oitavo dia da Novena Solene que refletiu o tema “Com Maria, acolher as bem-aventuranças, caminho de vida, justiça e paz”.
A condução deste noite de oração foi feita por Dom Nelson Westrupp, bispo emérito de Santo André (SP).
Seminaristas e jovens levaram fotos de algumas personalidades escolhidas para representar a mensagem do dia, que destacou as bem-aventuranças. Este momento marcante precedeu a notória entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que estava ornada no carro andor com lindas flores laranjas.
Dentre as pessoas destacadas como bem-aventuradas, nesta Novena, estiveram: Irmã Dulce, Dra. Zilda Arns, Margarida Maria, Nhá Chica, Dom Helder Câmara, Dom Luciano Mendes, Dom Aloísio Lorscheider, Cardeal Arns, Frei Tito, Santo Dias, Adelaide Molinari, Pe. João Bosco Burnier, Pe. Josimo, Pe. Ezequiel Ramin e Irmã Cleusa Carolina Rody.
O animador do oitavo dia da Novena foi Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R., enquanto os outros oficiantes foram o Ir. Marco Lucas Thomaz, C.Ss.R., o Pe. Domingos Sávio da Silva, C.Ss.R., e o Pe. Mauro Vilela da Silva, C.Ss.R.

Como acolher as bem-aventuranças?
Dom Nelson iniciou a reflexão destacando o Evangelho de Mateus (Mt 5,1-12), dizendo que a passagem narrada sobre as bem-aventuranças constitui o essencial para o que seria a definição do “código moral cristão”.
“O DNA do cristão deve ser procurado por essa porta de ingresso: as chamadas bem-aventuranças. Jesus nos apresenta simplesmente um conjunto de normas a viver, Ele dá respostas aos anseios mais profundos do coração humano”, disse.
O caminho proposto por Jesus leva à felicidade que, no vocabulário cristão, significa santidade. Desse modo, o bispo emérito, resumiu a todos os fieis que participavam da celebração que Jesus nos chama à santidade.
Embora o caminho para chegar a uma vida santa pareça tortuoso, a chamada para a pobreza de coração, a humildade, as lágrimas, a fome e a sede, a justiça, a misericórdia, a pureza de coração, a promoção da paz e a perseguição por amor da justiça, valem a pena.

“As vicissitudes da vida humana não podem interferir nesse desejo profundo de chegar ao céu, causa última da nossa alegria. As bem-aventuranças, podemos dizer, são o coração de Deus e esboça o coração do ser humano”, afirmou.
“Eu nunca te abandonarei”
Dom Nelson reforçou na sequência a promessa de Jesus a cada um de nós de que nunca nos abandonaria, mas que caminharia ao nosso lado. Por isso, podemos confiar que nosso Senhor mesmo deseja nos dar as bem-aventuranças, uma vez que:
“As bem-aventuranças são um dom gratuito de Deus e não dependem das qualidades humanas, não se compram, não se explicam como a mais alta sabedoria, nem se aceleram com as nossas capacidades”, afirmou.
Ninguém viveu as bem-aventuranças como Maria
Segundo o bispo, Nossa Senhora é a mais abençoada dos santos, a mais amada entre os amados de Deus. Por isso, com Ela podemos aprender este caminho que leva à santidade contando com Sua amável presença neste “vale de lágrimas”. Uma vez que conversamos com Ela, somos consolados e libertos.
“Quando Nossa Senhora reza, contempla o rosto de Deus, pois então já anseia ver o rosto do seu Filho. Agindo assim, inconscientemente deixa emergir sua própria identidade espiritual, é mulher de alegria”, afirmou.
Jesus é a sua maior fonte de alegria. Segundo Dom Nelson, Maria é também inteligente, pois compreende e proclama que Deus realizou nEla maravilhas. E isso, não é orgulho, porque Ela se proclama como humilde serva.

“É a mulher cujo coração já está modelado pelo espírito, pautado pelo coração do Filho. É mulher profundamente enraizada na história do seu povo”, acrescentou.
Além disso, Maria nos ensina a ser solidários e ter fé profunda. Por isso, o bispo emérito direciona as palavras para a Mãe Aparecida: “Sim Mãe de Jesus, somos felizes porque todas as gerações te chamarão bem-aventurada.”.
Visitemos a casa de Nazaré
No fechamento da reflexão do oitavo dia, os fieis foram convidados a visitar em oração a casa de Nazaré para assim, encontrar a Sagrada Família vivendo as bem-aventuranças e poder aprender de Jesus, Maria e José como trilhar esse caminho virtuoso.
“Não só hoje, amanhã e sempre.”
Escrito por Giovana Marques – A12.
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no X, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, Shows, dicas de hoteis e eventos. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:Artigos, Religião