Natal/ RN - sábado, 21 de setembro de 2024
(84) 99128-5300

Relembre um pouco de nossa história no dia de hoje: 22 de abril de 2023

Publicado em: 22/04/2023 - 2h26
Relembre um pouco de nossa história no dia de hoje: 22 de abril de 2023

Há 523 anos os portugueses desembarcavam na “Terra de Vera Cruz”, posteriormente chamada de Terra de Santa Cruz, e devido a uma árvore bem comum e valiosa encontrada no novo continente, deu origem ao nome Brasil.

As primeiras notícias sobre a descoberta foram redigidas por Pero Vaz de Caminha.

A Carta de Pero Vaz de Caminha é uma correspondência escrita em 1500 pelo escrivão da expedição portuguesa, que chegou ao território que hoje conhecemos como Brasil. A carta foi endereçada ao rei de Portugal, Dom Manuel I, e é considerada uma das mais importantes fontes históricas sobre a chegada dos portugueses ao Brasil.

Na carta, Caminha descreve com detalhes o que a expedição encontrou ao chegar ao novo território, desde a beleza da paisagem até os primeiros contatos com os povos indígenas. Ele relata as primeiras impressões dos portugueses sobre a nova terra, seus habitantes e sua flora e fauna.

Caminha também relata a primeira missa celebrada pelos portugueses no Brasil, que aconteceu em uma praia próxima ao local onde a expedição aportou. Ele descreve a cerimônia, os preparativos para a celebração e o impacto que a missa teve sobre os povos indígenas que testemunharam o evento.

A Carta de Caminha é uma importante fonte de informações sobre o início da colonização portuguesa do Brasil, e é frequentemente estudada por historiadores e estudiosos que buscam entender a história do país e de suas relações com Portugal. Além disso, a carta é considerada uma obra literária importante, pela sua riqueza de detalhes e pela qualidade da sua escrita.

Veja um trecho da carta enviada ao rei de Portugal, Dom Emanuel I:

“Senhor,

Posto que o Capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que ora nesta navegação se achou, não deixarei também de dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que – para o bem escrever e relatar, o soubesse fazer tão particularmente como o desejava.

No tempo que Vossa Alteza mandou preparar esta armada, escrevi a Vossa Alteza que não vinha nela, porque estava doente; mas os que comigo vinham me rogaram tanto que fosse, que me fiz ao mar com eles, não deixando de estar doente, nem ainda de me sinto-lo alguma vez até agora.

E assim parti da vossa cidade do Porto, em primeiro dia de fevereiro, deste presente ano de 1500, e daí a vinte e três dias cheguei às ilhas de Cabo Verde, onde andei vinte e sete dias por me prover de água e lenha, e daí parti para demandar a dita terra de Santa Cruz, segundo a rota que Vossa Alteza nos mandou.

E demandando-a por este caminho, a vinte e duas do corrente mês de abril, pelas oito horas da manhã, houvemos vista dela, e ficamos tão alegres, que foram tais as vozes de prazer que por todos os navios se ouviam, que bem parece que nunca houve homens tão contentes. E a terra nos pareceu muito graciosa.

(…)

A todos pareceu bem esta terra, por causa da sua fertilidade. E eu creio que, se aqui houver quem as saiba aproveitar, dará nela tudo.”

Este trecho apresenta um resumo do início da viagem, da chegada ao Brasil e das primeiras impressões dos portugueses sobre a nova terra. O restante da carta descreve em detalhes as impressões dos portugueses sobre a flora, a fauna e os povos indígenas do Brasil, bem como as dificuldades e os desafios enfrentados pela expedição.

Os registros históricos contam que essa carta levou 90 dias para chegas às mãos do rei. O que hoje se daria em 2 segundos, via WhatsApp.

Adm. Assis de Oliveira

https://www.facebook.com/famoliv64

https://www.facebook.com/prosperitaconsultoriaempresarial

Tags:

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::