Natal/ RN - quarta-feira, 22 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Padre Reginaldo Manzotti: Natal com Jesus é Natal

Publicado em: 14/12/2023 - 5h51
Padre Reginaldo Manzotti: Natal com Jesus é Natal

No próximo sábado, teremos a já tradicional Missa Por um Natal Solidário. E todos os anos o tema é “Natal com Jesus é Natal” justamente para ressaltarmos o verdadeiro sentido do Natal, isto é, voltarmos a ser gente.

O grande mistério de Deus, que assume a forma de uma criança, no fundo, é nos dizer que Ele não errou quando nos criou. Que por mais que o ser humano seja capaz de grandes crueldades como matar, destruir, extorquir o próprio irmão e se transformar num monstro, Deus se tornou um de nós para dizer: “Eu os criei certos”. E, nós somos chamados a olhar para a nossa humanidade e nos perguntarmos: “O que eu me tornei?” Somos convidados a fazer uma reflexão, se nós estamos mais humanos, mais movidos pela compaixão, voltados para o sofrimento, para a tolerância ou ao contrário? Se estamos nos tornando cada vez mais desumanos, distantes e indiferentes?

O Natal está muito ligado ao final do ano, dentro dessa magia: o final e o recomeço. Muitos não entendem que Deus se faz mostrar, no que chamamos de magia de Natal, o ser humano fica mais frágil, com mais saudade. Lembramos mais daqueles que já morreram, ficamos mais fracos, ficamos sensitivos, e isso porque Deus toma uma iniciativa. Ele faz uma curvatura no céu e desce a Terra, e pelo fato de Deus realmente descer no Natal, Ele consegue fazer algo que não conseguimos: amolecer nosso coração.

Se há magia, é a magia de Deus, que no tempo do Natal nos faz ficarmos melhores, porque Deus nos torna mais humanos. Por isso, o tempo de Natal é o tempo de revermos o que realmente é importante para nós. Um bom exercício é nos perguntarmos com quem poderemos contar se algo nos acontecer. Enumeremos cinco pessoas, e depois nos perguntemos se estamos tratando bem essas pessoas que vão cuidar, zelar e nos acompanhar até o fim. Temos expressado amor, ternura, compaixão ou são os que mais sofrem?

Natal é termos coragem de olhar para nossa história e não querermos continuar da mesma forma. A impressão que tenho, pelas partilhas que recebo, é que todos nós temos o nosso lixo. E todos nós sabemos que se deixarmos o lixo dentro de casa, ele cheira mal, apodrece.

E é assim em nossa vida, a sensação que se tem, é que tomamos banho, colocamos perfumes, roupas limpas, mas sempre estamos com o nosso lixo de frustrações, mágoas, ressentimentos e traumas e ao invés de fazermos o que se faz com lixo, mandar embora, nós passamos uma vida agarrados com aquele saco de lixo, fermentando, azedando, estragando.

Será que não é hora de fecharmos esse ciclo e dizer: “Jesus, eu deixo este fardo. Isso é um lixo em minha vida, eu não quero carregar”? Se não podemos mudar o nosso ontem, podemos construir nosso amanhã, mas ficamos agarrados ao nosso saco de lixo, achando que um dia vamos precisar.

Natal é uma manifestação de Deus muito profunda em nossa vida. É a oportunidade de cada ano procurar o que de melhor temos dentro de nós. Nunca pensemos “eu sou assim, eu vou ser sempre assim”, porque talvez o que nos tornamos hoje, não é o que Deus pensou para nós.

Então por que não mudar? Por que carregar o lixo, por que continuar no abismo, caminho de desumanização, se não estamos felizes? Por que não procurar o melhor de nós? Se para isso teremos que fazer mudança, então façamos. A vida é uma só, não tem uma segunda chance e nós somos aquilo que permitimos ser.

Deus se permitiu se tornar humano, porque Ele sabe que quanto mais humano formos, mais divino seremos. No Natal, Deus levanta uma grande bandeira: “Eu acredito em você, porque eu te conheço. Eu te fiz, eu sei que coloquei uma parte de mim quando te criei, então seja como eu”.

Se Deus confia na humanidade, quem somos nós para duvidar? Que este Natal de 2023, propicie uma mudança, para melhor em todos nós. Amém!

Deus abençoe,

Padre Reginaldo Manzotti

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::