

A odontologia infantil preconiza geralmente, as visitas regulares ao dentista de 6 em 6 meses, sendo ideal, a primeira visita assim que nasçam os primeiros dentinhos, que acontece em torno dos 6 meses.
Nessas visitas são realizadas: orientação de escovação, quantidade ideal do creme dental para cada faixa etária, tamanho da escova de dente, importância do creme dental com flúor, além tirar dúvidas das mamães, principalmente do primeiro filho. A prevenção odontológica em oncologia pediátrica é importante para evitar complicações bucais e sistêmicas que possam interferir no tratamento.
Na oncologia pediátrica essa prevenção deve ser mais rigorosa, devido aos efeitos colaterais do tratamento, devendo as visitas regulares ao dentista ser em espaços mais curtos, de 03 em 03 meses. O tratamento oncológico infantil mais utilizado é a quimioterapia, por não ser seletiva, baixa a imunidade do paciente e este tem que estar com sua boca livre de focos infecciosos, com a higiene oral em dia. O ideal é que todo paciente passe pelo dentista antes de iniciar o tratamento oncológico, para realizar todo tratamento odontológico necessário.
Um dos primeiros locais a ser atingido pelos efeitos da quimioterapia é a boca. A mucosite oral (inflamação da mucosa) é o principal efeito colateral, que pode ser amenizado se o paciente estiver com a boca saudável ou seja, livre de cáries, dentes fraturados, livre de tártaro, livre de focos infecciosos. Além da mucosite oral os pacientes apresentam enjoos, com isso os pacientes negligenciam a higiene bucal, preferem alimentação pastosa e doce, facilitando o aparecimento de cárie.
Os pacientes que fazem radioterapia na região de cabeça e pescoço, têm maior probabilidade de terem cárie de radiação, cárie de aparecimento rápido e de alta destruição, daí a importância da prevenção odontológica nos pacientes em tratamento oncológico.
O acompanhamento odontológico deve ser antes, durante e também depois do tratamento oncológico, pois o paciente pode ter uma recaída, ou seja, volta da doença. Os pacientes da Casa Durval, recebem assistência odontológica desde a prevenção de cárie e efeitos colaterais, assim como, tratamento odontológico curativo tanto no consultório odontológico como também no hospital, onde os pacientes são diagnosticados.
Os pacientes da Durval Paiva também são beneficiados com o Projeto Educação e Sorriso que ocorre mensalmente para alertar a importância da saúde bucal na prevenção dos efeitos colaterais do tratamento, conferindo uma melhor qualidade de vida para os mesmos.
Simone de Melo Norat Campos – Dentista Casa Durval Paiva – CRO:1784
Foto:
Tags: Artigo, Casa Durval Paiva
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no X, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, Shows, dicas de hoteis e eventos. Natal em Foco,  Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais
Tags:Artigo, Casa Durval Paiva