Natal/ RN - terça-feira, 21 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Artigo Durval Paiva – “A verdade por trás da falsa realidade”: A importância da visita domiciliar

Publicado em: 24/01/2024 - 8h21
Artigo Durval Paiva – “A verdade por trás da falsa realidade”: A importância da visita domiciliar

Partindo de um dito popular “quem vê cara não vê coração”, reconhecemos que a realidade social vivida pelas famílias acolhidas, pela Casa Durval Paiva, não é evidenciada, nem conhecida num primeiro atendimento social, muito pelo contrário, como cita José Paulo Netto, a realidade social é conhecida e reconhecida através de aproximações sucessivas.

A visita domiciliar é uma importante ferramenta de trabalho do assistente social, pois, é por meio desta, que nos aproximamos da realidade dos nossos usuários/assistidos, sejam eles pertencentes a qualquer classe social, posto que as expressões da questão social ocorrem nas diversas camadas da sociedade.

Longe de ser uma mera “visita” ou ação de “fiscalização”, trata-se de uma extensão do fazer da assistência social, é, na verdade, um atendimento direcionado e individualizado para conhecer, orientar, encaminhar e intervir nas mais diversas demandas, que, muitas vezes, não chegam nos atendimentos institucionais, pois são veladas, questões de violência e negação de direitos, por exemplo.

É importante estarmos munidos de atenção e visão crítica, pois nem sempre o que vemos é real e, outras vezes, o que não vemos também. A situação é complexa e de extrema relevância no fazer social, por esse motivo, muitas famílias passam a receber visitas periódicas e sistemáticas, e através de cada aproximação, nos deparamos com diversas questões e situações.

Nesse momento, é salutar o profissional se despir de toda e qualquer concepção individual e singular, para que possa cumprir o que está no código de ética do assistente social, que traz, como princípios fundamentais, a liberdade como valor ético central, o respeito e a dignidade aos usuários e assistidos.

Por esse motivo, nem tudo que parece é e, pensando nisso, nossa ação profissional não deve ser pautada em “achismos” ou pressuposições e sim numa atuação ética, crítica e direcionada para atender e acolher as mais diversas demandas.

Keillha Israely – Assistente Social Casa Durval Paiva – CRESS/RN 3592

Tags: ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::