Natal/ RN - quarta-feira, 22 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Governo do RN e Ministério de Portos e Aeroportos avançam na concessão portuária para instalação do Porto Indústria Verde

Publicado em: 25/10/2023 - 5h27
Governo do RN e Ministério de Portos e Aeroportos avançam na concessão portuária para instalação do Porto Indústria Verde

O Governo do Rio Grande do Norte e o Ministério de Portos e Aeroportos avançam na concessão portuária para instalação do Porto Indústria Verde no litoral de Caiçara do Norte, a cerca de 160 km de Natal. Na próxima semana, será dado início à abertura de processo para a autorização da Secretaria Nacional de Portos.

A definição é resultado da audiência da governadora Fátima Bezerra com o ministro Silvio Costa Filho nesta terça-feira (24), em Brasília-DF.

Essa autorização é de extrema importância, pois garantirá a concessão portuária na região, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico do estado”, comemorou a chefe do Executivo Estadual.

A governadora Fátima Bezerra classificou o Porto Indústria como um dos quatro principais empreendimentos estratégicos para o Rio Grande do Norte. Ela ressaltou a prioridade que o projeto tem na política de desenvolvimento econômico do estado, enfatizando sua relevância tanto a nível regional quanto nacional.

Da mesma forma, o ministro Silvio Costa Filho endossou a importância do projeto, destacando que ele tem um caráter nacional e estratégico para o desenvolvimento do país, tornando-se um centro logístico crucial para atender à expansão da demanda no Nordeste. A parceria com o Ministério é vista como um passo fundamental para o crescimento econômico da região e a promoção de atividades sustentáveis.

Durante a audiência, foi apresentado a atualização do status do processo à esquipe do ministério. “Até o final do mês estará sendo assinado o contrato e dada ordem de serviço para o início dos estudos ambientais na área do Porto”, esclareceu o coordenador de Desenvolvimento Energético da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hugo Fonseca.  Esses estudos são fundamentais para a obtenção das licenças ambientais necessárias para o empreendimento, incluindo a licença prévia e a de instalação, respeitando o cronograma de implantação do projeto.

Na reunião, também foi discutido o processo de formalização da parceria entre o Governo do Estado e o Ministério para a transferência dos recursos, visando iniciar as indenizações fundiárias das propriedades na área de 13.300 hectares do porto. “Isso é crucial para atender aos requisitos de desapropriação e resolver a situação fundiária do projeto”, afirma Hugo.

A equipe do Governo do RN deve retornar à Brasília na próxima semana para finalizar a documentação necessária e avançar no projeto do Porto Indústria Verde.

Porto-Indústria Verde

 O empreendimento vai permitir a exploração da energia eólica offshore (no mar) e a produção de outros produtos ligados às energias renováveis, como o Hidrogênio Verde (H2V).

Hoje, o Rio Grande do Norte é líder nacional na geração de energias renováveis com 6,7 gigawatts onshore (em terra) e potencial de mais de 140 GW offshore (no mar).

O investimento no Rio Grande do Norte é de R$ 3,5 bilhões.

Foto: Fábio Duarte.

Tags:

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::