Natal/ RN - quarta-feira, 22 de maio de 2024
(84) 99128-5300

Expofruit: maior evento da fruticultura do Brasil e da América Latina começa nesta quarta em Mossoró

Publicado em: 22/08/2023 - 8h13
Expofruit: maior evento da fruticultura do Brasil e da América Latina começa nesta quarta em Mossoró

A feira, que está completando 30 anos, deve movimentar cerca de R$ 80 milhões e contar com um público de 30 mil pessoas contará com a presença de representantes de 16 países e mais de 250 expositores, 60% deles de multinacionais

Maior e principal evento da fruticultura no Brasil e na América Latina, a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit, vai reunir toda a cadeia produtiva do setor numa edição histórica em que completa 30 anos de realização. O evento acontece de 23 e 25 de agosto, na Estação das Artes e na Universidade Federal do Semiárido – Ufersa, em Mossoró.

Tendo como tema “A riqueza das nossas frutas conquistando o mundo”, a feira este ano ganhou um incremento no número de estandes, 420 no total, todos ocupados por diversas instituições públicas patrocinadoras e apoiadoras do evento e por empresas nacionais e multinacionais ligadas ao setor frutícola.

Nos três dias de evento a expectativa é movimentar cerca de 80 milhões em negócios e receber um público de cerca de 30 mil pessoas. A programação terá como destaque novas tecnologias utilizadas na fruticultura e diversas abordagens sobre os cultivos praticados na região.

“Teremos uma edição histórica e estamos muito entusiasmados com a Expofruit que este ano contará com a participação de representantes de 16 países, a maior em toda a história da feira. Estamos em plena safra, período ideal para avaliar cenários, estabelecer relacionamentos e prospectar negócios, além de propiciar aos compradores a chance de ver a fruta no ambiente em que é produzida. Mais uma vez traremos inovação para a feira com a apresentação de vários produtos inspirados na biotecnologia, que vão nos levar a produzir frutas cada vez mais saborosas, com melhor qualidade, mais seguras e com vantagens competitivas comercialmente”, afirma Fábio Queiroga, presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX/RN), entidade organizadora da feira.

Novas tecnologias e foco no Semiárido

A programação científica ocorrerá na Universidade Federal do Semiárido – UFERSA e começa na quarta-feira (23), a partir das 8h, no Auditório Amâncio Ramalho, com uma novidade: o Painel Empresarial. Um espaço para que expositores e patrocinadores apresentem seus produtos e serviços. Entre as apresentações estarão nomes como: Banco do Nordeste, ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Ufersa, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), entre outras.  A tarde será realizada a Reunião do Comitê Permanente da Cajucultura, organizada pelo Sebrae/RN.

No segundo dia de evento, pela manhã, a programação se volta para o Fórum da Fruticultura – Inovação e Perspectiva com temas que abordarão a mecanização e automação na fruticultura com a Embrapa, comercialização de hortaliças e frutas com o Sebrae/GO e um panorama e as perspectivas na exportação da fruticultura com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

                À tarde os olhares se voltam para o Seminário da Cajucultura – Estratégias e Oportunidades que apresentará os potenciais e desafios para o cultivo do caju em palestras com profissionais da Embrapa Agroindústria Tropical, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) e do Instituto Caju Brasil, culminando com uma mesa-redonda que incluirá produtores do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Piauí.

Na sexta-feira, ocorre o Seminário Fruticultura: Oportunidades para o Semiárido que terá palestras abordando várias culturas como: pitaya, cacau, umbu-cajazeira (cajarana) e caju com pesquisadores da Ufersa, Instituto Agropolos e Embrapa Agroindústria Tropical. A programação do dia também inclui uma visita técnica ao campo na Fazenda Experimental Rafael Fernandes, da Ufersa.

A programação ainda contará com o Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Certificação Fitossanitária de Origem e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidada – CFO/CFOC para diversas pragas, que será promovido pelo IDIARN, no período de 22 a 25 de agosto, e é destinado a engenheiros agrônomos.

Para fazer as inscrições na programação científica basta acessar o link: https://digital.rn.sebrae.com.br/loja. Já a inscrição no curso Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para CFO/CFOC pode ser realizada no site www.idiarn.rn.gov.br.

“A Expofruit é o principal e mais importante evento de fruticultura irrigada do Brasil e muito importante também para a economia do RN, além de ser responsável por trazer um grande número de visitantes para Mossoró e assim movimentar a economia local. É um momento para que toda a cadeia produtiva se reúna e mostre seus produtos, serviços e inovações para o setor. A feira está completando 30 anos e o Sebrae/RN, que sempre foi parceiro desde o começo da feira, celebra junto essa trajetória de sucesso. Para essa edição construímos uma programação com temas pertinentes ao cenário da fruticultura como automação, inovação e tecnologias de potencial econômico para o Nordeste”, explica Franco Marinho, Gestor de Fruticultura do Sebrae/RN.

Já a reitora da Ufersa, Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, destaca a parceria da instituição com a feira e o trabalho realizado pela universidade na elaboração de palestras com temas inovadores para a agricultura da região e do Brasil. “Mais uma vez a Ufersa participará dessa grande feira que é a Expofruit, uma iniciativa que há três décadas projeta Mossoró, o RN e o semiárido brasileiro para o mundo. Vamos colocar à disposição toda a nossa infraestrutura, espaço físico, corpo docente, discente e técnico-administrativo para que a Expofruit 2023 se consagre um grande sucesso não apenas comercial, mas também no campo da ciência, da pesquisa e da inovação”.

Feira expõe produtos e serviços

A exposição de produtos e serviços ligados à cadeia produtiva da fruticultura acontecerá durante o período noturno do evento, das 18h às 23h, na Estação das Artes. É totalmente aberta ao público e tem entrada gratuita.

O espaço contará com uma área total de 15 mil m2 e o maior número de estandes desde o início da feira, serão 420. “Concluímos a venda de todos os estandes duas semanas antes do evento, o que já adianta o sucesso que esperamos nesta edição de 30 anos de Expofruit, em que nos consolidamos como a maior feira do segmento do Brasil e também da América Latina. Teremos estandes com mais de 250 expositores dos mais variados setores ligados à cadeia produtiva da fruticultura, sendo 60% deles de empresas multinacionais, e uma estrutura mais moderna, confortável, ampla e interativa”, afirma João Manoel, diretor comercial da Expofruit.

Entre as empresas expositoras haverá desde produtores locais a grandes multinacionais que de diversos segmentos como: empresas de sementes e insumos agrícolas; de pesquisas e tecnologia para o campo; sistemas e produtos para irrigação; embalagens e lonas; consultorias; de logística marítima, terrestre e aérea; implementos e máquinas agrícolas; caminhões e vans para transporte, bancos, instituições públicas, produtores, insumos biológicos, de tecnologia, portos, energia renováveis, entre outras.

Fruticultura em Mossoró e Região

O melão continua sendo o carro-chefe da produção frutícola da região, seguido por melancia, mamão, manga e banana. De acordo com o presidente do COEX, na última safra foram exportadas 370  mil toneladas. A previsão da safra, que se iniciou agora em agosto, é de 400 mil toneladas com uma negociação global de R$ 1,5 bilhões.

Cerca de 40% das exportações de frutas do país saem do Rio Grande do Norte e abastece cerca de 20 países, com destaque para a União Europeia, Estados Unidos, Rússia, Canadá, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e diversos países do Oriente Médio. Atualmente, o setor emprega diretamente mais de 20 mil pessoas de forma direta e mais de 50 mil de forma indireta.

Um fator decisivo que contribui para a boa aceitação do melão potiguar no mercado externo é o reconhecimento da qualidade da fruta produzida na região, que desde 2013 possui o Selo de Indicação Geográfica de Origem, reconhecido mundialmente como indicativo de qualidade. A certificação foi concedida após cinco anos de aprimoramento da fruta produzida na região.

Sobre Expofruit

Completando 30 anos de realização, a Expofruit, que é considerada o maior e mais importante evento de fruticultura tropical irrigada do Brasil e a maior feira do segmento na América Latina, segue conquistando a atenção de grandes investidores e alavancando a economia do Rio Grande do Norte.

A feira tem como objetivo o apoio ao setor frutícola potiguar, garantindo a participação de produtores de todo o estado em um evento que viabilize a comercialização da produção e promova novos negócios, inclusive exportações, e que atualize os produtores sobre as novidades da cadeia produtiva da fruticultura.

A Expofruit 2023 é uma realização do COEX – Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) e da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) e conta com a promoção da PromoExpo. A feira tem o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Prefeitura de Mossoró/RN, Banco do Nordeste, Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca do RN (Sape/RN), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea/RN) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Também possui o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo Cidadão, Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn),  Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Sistema Fiern, Sistema Faern/Senar, Companhia Docas do RN, Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Empapel, Notícias Agrícolas, Editora Gazeta e Sistema Tribuna de Comunicação.

 

SERVIÇO:

Evento: Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit 2023
Data: 23 a 25 de agosto
Local: Estação das Artes – Mossoró/RN
Site: www.expofruit.com.br
Facebook: /expofruit2023
Instagram: @expofruit2023

PROGRAMAÇÃO EXPOFRUIT 2023

22 a 25 DE AGOSTO

CURSO DE HABILITAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE ORIGEM – Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) – das 8h às 17h – no prédio da PROPPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação) – UFERSA/Mossoró

23 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA)

PAINEL EMPRESARIAL – COEX / PROMOEXPO

08h00 às 08h40 – Palestra: “ A Importância das Abelhas Africanizadas na Cultura do Caju” – Sra. Yara Lemos de Paula – Engenheira Florestal, mestra em Ciências Florestais, especialista em geoprocessamento e georreferenciamento, bolsista no SEBRAE RN). 
08h40 às 09h20 – Palestra: “Desenvolvimento Territorial” –  Aldemir Freire – Diretor do Banco do Nordeste /CE
09h20 às 10h00 – Palestra: “Tecnologia aplicada à Gestão da Atividade Rural” – José Pereira da Silva e o Francisco Kaio César de Oliveira – Ágili Software Brasil
10h40 às 11h20 – Palestra: “A Importância e a Obrigação da Segurança do Trabalho na Fruticultura” – Carlos Maia – Proativa Consultorias
11h20 às 12h00 – Palestra: “Importância das Abelhas para a Fruticultura”, com a Profa. Dra. Katia Gramacho (UFERSA-NCTA )
14h00 às 14h40 – Palestra: “Startups de Alimentos e Bebidas a base de Plantas do Semiárido” – Fernanda Matias – sócia-fundadora da Meltech Tecnologia de Mel
14h40 às 15h20 – Palestra: “Logística reversa das Embalagens Vazias de Agrotóxicos – Gustavo Pimentel – Coordenador Regional do INPEV – Regional 08.
15h20 às 16h00 – Palestra: “Agromineralização” – Luiz Soares da Silva – ex-presidente da Profrutas e Diretor da Arizona Agroindustrial
16h00 às 16h40 – Palestra: “Uso de Biológico e Remineralizador de Solo na Cultura de HF” – André Dias – Vulcano Agrominerais e SMC Biológicos
16h40 às 17h20 – Palestra: “Outorga de Uso da Água para a Agricultura Irrigada” –  André César Moura Onzi – Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da ANA e o Marlei Crislei da Silva – Especialista em Geoprocessamento da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

14h às 17h – Reunião do Comitê Permanente da Cajucultura (SEBRAE/RN)

18h às 23h – FEIRA EXPOFRUIT 2023

 

24 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA)

FÓRUM DA FRUTICULTURA – INOVAÇÃO E PERSPECTIVA – 08h às 12h

08h – Credenciamento
08h45 – Abertura
09h – Palestra: “Mecanização e Automação na Fruticultura”, Dr. Lúcio André de Castro Jorge – EMBRAPA.
10h – Palestra: “Caminhos para a Comercialização de Hortaliças e Frutas”, Dr. Douglas Paranahyba SEBRAE/GO – Polo Sebrae Agro.
11h – Palestra: “Panorama e Perspectivas na Fruticultura de Exportação”, Jorge Luís Raymundo de Souza – ABRAFRUTAS.
12h – Encerramento.

SEMINÁRIO DA CAJUCULTURA – Estratégias e oportunidades – 14 às 18h

14h – Credenciamento
14h30 – Palestra: “Caju – Estratégia de Biorefinaria para o Semiárido” com Dr. Gustavo Adolfo Saavedra Pinto (Chefe da Embrapa Agroindústria Tropical)
15h30 – Lançamento do Comunicado Técnico 37 – “Cajueiro Anão Precoce: Desenvolvimento e Indicação de Clones para o Rio Grande do Norte”, com Dr. Rodrigo Oliveira Maranhão (Diretor- Presidente EMPARN)
15h45 – Palestra: “Aproveitamento Integral do Caju“ com Dr. Maurício Campos de Souza (Diretor do Instituto Caju Brasil)
16h30 – Mesa Redonda: “O Mercado do Caju“ – RN, CE, PI e ICB.
18h – Encerramento

18h às 23h – Feira EXPOFRUIT 2023

25 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)

SEMINÁRIO FRUTICULTURA: OPORTUNIDADES PARA O SEMIÁRIDO

08h às 09h – Palestra: “Cultura da Pitaya” – Luana Mendes de Oliveira – PPGF/UFERSA
09h às 10h – Palestra: “Cultura do Cacaueiro: Perspectivas para o Semiárido brasileiro” Diógenes Henrique Abrantes Sarmento – Consultor de Culturas Alternativas – pesquisador Instituto Agropolos.
10h às 11h – Palestra: “A cultura Umbu-cajazeira (cajarana) para o Nordeste” – pesquisador Francisco Xavier de Souza – Embrapa – CNPAT/ Embrapa Agroindústria Tropical
11h às 12h – Palestra: “A Cultura do Cajueiro (tratos culturais e adubação)” – Luiz Augusto Lopes Serrano – Embrapa – CNPAT/ Embrapa Agroindústria Tropical.
14h00 às 17h00 – Visita Técnica ao Campo: Fazenda Experimental Rafael Fernandes – Ufersa
18h às 23h – FEIRA EXPOFRUIT

Assessoria.

Tags: , ,

O que você achou? Siga @natalemfoco no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Cobertura do Natal em Foco Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e do mundo? Siga o Natal em Foco nas Redes Sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Comunicado da Redação – Natal em Foco
Site de notícias em Natal, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e demais municípios do Rio Grande do Norte. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Turismo, Web Rádio, Saúde, política, entretenimento e esportes. Natal em Foco, Online desde 2023, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Natal em Foco Nas Redes Sociais

Tags:, ,


Desenvolvido por Argo Soluções

:::: PUBLICIDADE :::::

::: Anuncie Conosco - https://natalemfoco.com.br :::